top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Primeira Prévia Morfológica da raça Crioula ocorre neste fim de semana


A primeira seletiva que substitui o formato das passaportes morfológicas no ano de 2020, e que unifica as regiões 5, 7 e 8 que congregam os Estados de Santa Catarina, Paraná e os demais Estados brasileiros, está marcada para iniciar na sexta-feira, 24 de julho. No entanto, desde o meio-dia de quarta-feira, 22 de julho, os animais já iniciaram o acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


Devido à pandemia do novo Coronavírus, medidas de segurança foram tomadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), para combater a proliferação do vírus sem deixar de concluir o ciclo 2020. E além do protocolo sanitário e de distanciamento social desenvolvidos, as atividades que levarão os animais à final Morfológica deste ano funcionarão em uma nova dinâmica.


Os expositores dos animais serão liberados para ingressar no parque de acordo com as categorias avaliadas em pista no dia correspondente à programação. Dessa forma, a equipe com acesso autorizado e responsável por cada exemplar poderá assistir à prova somente no dia em que seu respectivo box estiver em apresentação. Ou seja, após o término da avaliação, os animais serão liberados para deixar o parque e evitar aglomerações.


Ao todo, o ciclo 2020 da Morfologia contará com três atividades Prévias e, ao final de cada uma delas, será anunciada a lista de animais que seguem na disputa por uma vaga à final da Morfologia. A lista geral dos animais confirmados a participar da grande final será divulgada na semana posterior à última Prévia do calendário oficial. Carlos Marques Gonçalves Neto, Daniel Rossato Costa e Luciano Correa Passos são os técnicos credenciados à ABCCC escolhidos para analisar os 185 animais presentes no catálogo até domingo.


Enquanto as arquibancadas permanecem vazias, a transmissão ao vivo aguarda a presença virtual do público crioulista de sexta a domingo. É possível assistir todos os detalhes no site, Facebook ou YouTube da ABCCC obtendo somente um sinal de internet e um aparelho disponível para conexão, seja ele uma Smart TV, computador, smartphone, tablet ou o que for da preferência da audiência.


Confira a programação


24 de julho de 2020 (Sexta-feira)

08h – Início do Exame de Admissão*

11h30min – Fim do Exame de Admissão

14h – Início da avaliação morfológica – Categorias Potranco Menor e Potranco Maior

* Admissão por ordem de box


25 de julho de 2020 (Sábado)

08h30min – Continuação da avaliação morfológica – Categorias Cavalo Menor e Cavalo Adulto

12h – Intervalo

13h30min – Continuação da avaliação morfológica – Categorias Potranca Menor e Potranca Maior


26 de julho de 2020 (Domingo)

08h30min – Continuação da avaliação morfológica – Categorias Égua Menor e Égua Adulta

12h – Término da avaliação morfológica


Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

bottom of page