top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Programa PampaPlus registra mais de 21,9 mil animais avaliados em 2023


O PampaPlus, programa de avaliação genética oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, encerrou o ano de 2023 com crescimento, tendo avaliado mais de 21,9 mil animais. O PampaPlus registrou, ainda, um aumento de 6% no número de usuários.


Uma das ações de destaque durante o ano foi a retomada do curso de melhoramento genético, conforme a superintendente de Registro Genealógico da ABHB e coordenadora do programa, Natacha Lüttjohann. Ela menciona também o lançamento de um novo índice, o Índice Real Carcaça, e a segunda edição do manual do programa, assim como o prêmio Destaque Criador.


Os números do PampaPlus, que atualmente conta com 85 propriedades ativas (usuários), incluem mais de 12,6 mil avaliações de desmame, representando um aumento de 7% em relação a 2022, e mais de 9,2 mil avaliações de sobreano realizadas. Natacha destaca que esses números contribuem para tornar a base de dados do programa cada vez maior. “Eles trazem uma maior consistência genética e acurácia das avaliações, garantindo ao criador que vai utilizar a avaliação para se orientar, maior confiança e credibilidade”, assegura a coordenadora.


Sobre o crescimento nos índices, a superintendente da ABHB justifica que se deve à adesão de novos criadores de Hereford e Braford em busca de avaliação genética para seus animais. Segundo ela, o PampaPlus registra crescimento desde 2019, e a mesma média (6%) é esperada a cada ano, com a entrada de novos criadores no programa.


Foto: Gustavo Rafael/Divulgação

Comments


bottom of page