top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Raça Crioula realiza finais das provas Campereada e Ranch Sorting do ciclo 2023



As finais da Campereada Team Penning e do Ranch Sorting ApartaBoi referentes ao ciclo 2023 acontecem nesta semana com uma grande expectativa após o adiamento no ano passado devido às fortes chuvas registradas nos meses de setembro e novembro. A programação do evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ocorre na arena da raça, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a partir desta segunda-feira, 19 de fevereiro, e segue até o próximo sábado, dia 24.


O coordenador da subcomissão da Campereada Team Penning, Gilberto Severo, afirma que os trios estão prontos para a disputa. Ressalta que as expectativas são as melhores possíveis pela crescente que a modalidade teve neste ciclo e pelo grande número de conjuntos presentes na etapa final. “A estreia da modalidade na arena coberta do Cavalo Crioulo também cria essa perspectiva positiva”, observa Severo.


O mesmo otimismo é compartilhado pelo coordenador da subcomissão do Ranch Sorting Aparta Boi, Henrique Noronha. Ele coloca que o momento é de comemoração, “de realizar uma excelente prova, que ainda é considerada nova”. Conforme Noronha, em razão de questões climáticas a prova foi adiada por duas vezes, gerando aflição nos competidores.“A gente já começou um ciclo praticamente sem ter terminado o passado, mas, com certeza, assim como nos deixa aflitos, também aumenta a expectativa”, observa.


Noronha salienta que a prova Ranch Sorting Aparta Boi tem tudo para ocupar os principais cenários da raça Crioula. “É uma modalidade que envolve a família e que cresce no mundo inteiro por estar muito voltada para o público amador e que, ao mesmo tempo, permite uma participação de forma justa entre amadores e profissionais. Estamos muito empolgados e certos de que teremos uma grande final”, pontua.


O conselho técnico da ABCCC definiu os jurados para as duas modalidades. Na Campereada Team Penning, a avaliação ficará à cargo de Ciríaco de Macedo Py e Vladson Chaves. No Ranch Sorting Aparta Boi, Vladson Chaves também será jurado, ao lado de Luciano Cardoso.


Mais informações sobre o evento podem ser conferidas neste link: https://www.cavalocrioulo.org.br/admin/assets/upload/circulares/arquivo_20240202102450.pdf


Confira a programação

Dia 19 de fevereiro de 2024 (Segunda-feira)

08h às 20h – Início da entrada dos animais

Dia 20 de fevereiro de 2024 (Terça-feira)

08h às 20h – Continuação da entrada dos animais

Dia 21 de fevereiro de 2024 (Quarta-feira)

08h às 20h – Continuação da entrada dos animais

Dia 22 de fevereiro de 2024 (Quinta-feira)

08h às 17h – Fim da entrada dos animais

10h – Revisão dos animais – Ranch Sorting

14h – Final do Ranch Sorting

Dia 23 de fevereiro de 2024 (Sexta-feira)

07h – Início da Prova - Campereada / Team-Penning (1ª passada)

12h – Intervalo para almoço

13h30min – Continuação da prova - Campereada / Team-Penning (2ª passada)

19h – Desafio a pelo

Dia 24 de fevereiro de 2024 (Sábado)

07h – Continuação da prova - Campereada / Team-Penning (3ª passada)

14h – Fase final (2 passadas) – Campereada / Team-Penning (30 trios)

19h - Confraternização


Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

bottom of page