A cidade de Vacaria (RS), recebeu entre os dias 26 e 28 de abril mais uma Exposição Passaporte de Outono do Cavalo Crioulo. Organizado pelo Núcleo Serrano de Criadores de Cavalos Crioulos da ABCCC, o evento, que ocorreu no Parque de Exposições Luiz Kramer da Luz, recebeu criadores, expositores e entusiastas da raça crioula, que acompanharam o julgamento dos 75 exemplares participantes da exposição, sendo 14 Incentivos e 61 Marcados. A dupla de jurados designado para ordenar as filas foi composta por Roberto Martins Crespo e Felipe Augusto Marcondes Beckert, com supervisão técnica do inspetor credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Ricardo Guazzelli Martins, também assessorado pelos novos integrantes do quadro técnico Tiago Mallmann e Bruno Wagner.
Composta por alto nível de exemplares, os jurados enfrentaram a dificuldade, boa por excesso de qualidade, em selecionar os animais aptos à Grande Disputa Morfológica, que acontece em agosto, na Arena do Cavalo Crioulo, durante a Expointer. Maior número de componentes, a Categoria Potranca Menor, contou com a participação de 20 jovens ventres. Entre as fêmeas, sobressaiu a beleza e qualidade de Campana Irmã Linda, que conquistou o Campeonato Égua Menor, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça do Passaporte de Vacaria. "Fêmeas impressionaram, muita qualidade e chegamos a estas quatro exemplares nesta exposição. Salientamos a Grande Campeã, uma égua que entrou em pista com vontade de ser campeã, muita tranquilidade, uma potência impressionante, com toda essa fortaleza, não deixa de lado sua feminilidade", destacou Crespo durante os comentários da fila do Grande Campeonato Fêmeas. Irmã Linda é criada e exposta por Mário Móglia Suñe, Cabanha Campana, de Bagé, Rio Grande do Sul.
Já na fila dos Machos, o jovem reprodutor, Basco Infinito–TE, demonstrou suas virtudes, agradando os jurados, e portanto consagrando-se Campeão Potranco Menor e Grande Campeão. "Nesta categoria, optamos pelo potranco zaino, que enfrentou muito bem a pista, caminha com grande facilidade, boa paleta, pescoço bem implantado, cabeça bem masculina, bem potente posterior e muito bem aprumado", salientou o jurado em seus comentários sobre o Grande Campeão. Infinito é de criação da Cabanha Basca, exposto por Carlos Ricardo Szcebowski, Cabanha D Los Tierbas, Três Barras, Santa Catarina.
Confira o resultado
FÊMEAS
GRANDE CAMPEÃ E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA
CAMPANA IRMÃ LINDA
CRIADOR MÁRIO MOGLIA SUÑE, EXPOSITOR MÁRIO MOGLIA SUÑE, ESTABELECIMENTO: CABANHA CAMPANA, BAGÉ (RS)
RESERVADA GRANDE CAMPEÃ
HERENCIA DE SANTA LARISSA
CRIADOR LUIZ KENDY MAEDA, EXPOSITOR LUIZ KENDY MAEDA, ESTABELECIMENTO CABANHA SANTA LARISSA, TIJUCAS DO SUL (PR)
TERCEIRA MELHOR FÊMEA
GAP OCASION
CRIADOR PARCERIA GAP GENÉTICA, EXPOSITOR PARCERIA GAP GENÉTICA, ESTABELECIMENTO: EST NCIA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA (RS)
QUARTA MELHOR FÊMEA
BASCA INFLUÊNCIA
CRIADOR MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, EXPOSITOR MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, ESTABELECIMENTO CABANHA BASCA, URUGUAIANA (RS)
MACHOS
GRANDE CAMPEÃO
BASCO INFINITO-TE
CRIADOR MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, EXPOSITOR CARLOS RICARDO SZCZERBOWSKI, ESTABELECIMENTO CABANHA D LOS TIERBAS, TRÊS BARRAS (SC)
RESERVADO GRANDE CAMPEÃO
FANDANGO DE QUARACI
CRIADOR ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES, EXPOSITOR ROSINEI AUSTRIA E BRUNO KNOPF KUHN, ESTABELECIMENTO: CABANHA VOLVO, BENTO GONÇALVES (RS)
TERCEIRO MELHOR MACHO
LEM OUTRO NAIPE
CRIADOR LUIZ EDUARDO MEHL, EXPOSITOR LUIZ EDUARDO MEHL, ESTABELECIMENTO CABANHA TRIUNFO, PALMEIRA (PR)
QUARTO MELHOR MACHO
DEFENSOR DO EREPORÃ
CRIADOR PARCERIA EREPORÃ, EXPOSITOR PARCERIA EREPORÃ, ESTABELECIMENTO CABANHA EREPORÃ, QUATRO IRMÃOS (RS)
Fotos: João Morais/Divulgação
Comments