top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Área da Abertura Oficial da Colheita do Arroz está sendo preparada


A área da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorrerá de 16 a 18 de fevereiro de 2022 na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), já está sendo preparada. O evento, que chega a sua 32ª edição, terá como tema "A Produção De Alimentos No Pós-Pandemia. Novos Patamares, Novos Desafios".


Conforme o coordenador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na Zona Sul, André Matos, responsável técnico pela área, os trabalhos estão praticamente concluídos, restando apenas a sistematização do espaço para a cultura da soja. “Já implantamos a cobertura de inverno com trevo persa e azevém, algo que já é rotineiro nas lavouras gaúchas e mantemos esta cobertura de solo de inverno com pastagens cultivadas e nas vitrines tecnológicas não é diferente”, observa.


Matos reforça que uma das mudanças para a próxima edição será a ampliação da lavoura para o ato da abertura da colheita. Salienta também a participação das universidades, como a Universidade Federal de Pelotas (UfPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) novamente neste ano, além das empresas públicas como o Irga, Embrapa e Epagri, de Santa Catarina. “Estas empresas e universidades estarão junto com as empresas privadas que trazem as novidades e lançamentos de novos produtos”, destaca.


O coordenador do Irga Zona Sul frisa também a área com pecuária e a irrigação, com pivôs instalados com foco nas culturas de grãos e de pastagens. “Deveremos ter os três tipos de irrigação, por aspersão, subterrânea e de superfície, conectados com os novos patamares sugeridos pelo evento. A irrigação vai mudar os patamares de cultura de sequeiro e várzea, com a soja estabelecida e uma tendência de crescimento de milho nos próximos anos”, ressalta.


O evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com correalização da Embrapa e apoio do Irga na condução das lavouras, seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial.


Foto: Irga Zona Sul/Divulgação

bottom of page