top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Montevidéu classifica mais oito finalistas ao Freio de Ouro


Uma conclusão eletrizante marcou a vitória dos oito finalistas ao Freio de Ouro no Parque de Exposições do Prado, na Classificatória de Montevidéu, no Uruguai, neste domingo, dia 11 de maio. Entre as fêmeas, a égua ZR Brisa, da Agropecuária Estrela do Sul, se manteve na liderança até carimbar o passaporte que vale também para o macho Obediente do Galpão Grande, de Fabrício Rossato, rumo à grande final do Freio de Ouro.

Por outro lado, a expectativa entre os garanhões era de que o macho Jaguel Hilton 654, da Green Belt SA – que se destacou na primeira posição desde o início da etapa funcional - se confirmasse como o campeão do dia, mas um tropeço na prova de campo o colocou na terceira posição.

Sob a avaliação do trio Eduardo Azevedo, Jorge Demiates Junior e Lauro Martins, a disputa começou com 18 animais, destes 11 fêmeas e sete machos. Com este número de participantes, somente uma égua deixou a competição nas últimas avaliações da semifinal.

Até as primeiras notas da prova de Campo no sábado (10/5), somente um animal havia alcançado os 18 pontos exigidos para a classificação, o macho Jaguel Hilton 654. Já no começo do domingo, na etapa final da Mangueira outros sete exemplares também conseguiram atingir a pontuação mínima – as éguas ZR Brisa, Las Callanas Morita-Te, Tape Viruta e Escolta do Capão Grande, e os machos Obediente do Galpão Grande, Expresso do Elebê e Esquilador da Bela Aliança.

Mas foi somente com as últimas notas que os finalistas puderam realmente ser definidos. Até a prova de Bayard-Sarmento o topo dos classificados era alternado na maior parte pelos mesmos exemplares. A surpresa ficou por conta da avaliação de campo, na qual a fêmea Quelen Redencion, que veio ganhando espaço da oitava posição até terminar a competição em terceiro lugar.

Semifinal 2014 entra para a história como um divisor de águas

Segundo Lauro Martins, um dos jurados da classificatória internacional, esta edição da semifinal uruguaia se destaca como um divisor de águas. Em sua avaliação, a qualidade da pista e do gado apresentados no Prado já são conhecidas, mas neste ano ficou clara a evolução tanto dos cavalos quanto dos ginetes. “Essa classificatória foi um marco importante que colocou uruguaios e brasileiros no mesmo nível”, comenta.

De acordo com o presidente da Sociedad de Criadores de Caballos Criollos do Uruguai (SCCCU) - organizadora do evento com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) - Andrés Iglesias, os exemplares e ginetes que participaram da semifinal têm a total confiança da entidade que aposta na sua potencialidade para representar os cavalos dentro e fora do país. “A criação de Crioulos é muito grande, assim não há fronteiras na divulgação da raça”, afirma.

Confira os resultados

Fêmeas

1º Lugar

ZR Brisa, filha de Muchacho de Santa Angélica e Que Luna do Purunã; criador e expositor Agropecuária Estrela do Sul Ltda.

Ginete: Daniel Teixeira

Nota: 19,743

2º Lugar

Tape Viruta, filha de Tape Pablo Borracho e Tape Jesusa; criador e expositor Roberto Mailhos.

Ginete: Soledad Ferreira

Nota: 19,114

3º Lugar

Quelen Redencion, filha de BT Mercúrio e Quelen Primorosa; criador e expositor Aznarez Elorza Hnos.

Ginete: Javier da Silva

Nota: 18,839

4º Lugar

Las Callanas Morita-Te, filha de Santa Isabel Acero e Las Callanas Fe Ciega; criador Gonzalo Vial Concha, expositor Criadero Las Callanas.

Ginete: Ricardo Wrege

Nota: 18,701

Machos

1º Lugar

Obediente do Capão Grande, filho de Xingu Ibia e Dama do Galpão Grande; criador Paulo Édison Moraes, expositor Fabrício Rossato.

Ginete: César Augusto Freire

Nota: 19,327

2º Lugar

Expresso do Elebê, filho de Tubambaé do Elebê e GB Juju; criador e expositor Leônidas Burtet.

Ginete: Daniel Teixeira

Nota: 19,306

3º Lugar

Jaguel Hilton 654, filho de RD Escorpião e Jaguel Anaconda; criador e expositor Green Belt SA.

Ginete: Juan Gonzalez

Nota: 18,839

4º Lugar

Esquilador da Bela Aliança, filho de Esquilador do HV e Malícia do Purunã; criador Francisco Carlos Habowsky, expositor Condomínio Esquilador.

Ginete: César Augusto Freire

Nota: 18,837

Texto: Andressa Barbosa/ABCCC

Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page