top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Final da Paleteada promete equilíbrio entre os competidores


3_Paleteada_2013_-_Campeões_-_Foto_Fagner_Almeida.jpg

Uma das provas mais esperadas pelos criadores da raça Crioula na Expointer é a grande final do Campeonato Nacional de Paleteda. A competição terá sua decisão no segundo sábado da feira, dia 6 de setembro, a partir das 13h, e reunirá 34 conjuntos.

O coordenador da Subcomissão de Paleteada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Carlos Loureiro de Souza, avalia que os competidores estão em alto nível e que todos têm condições de levar o título deste ano. "É um ano que chegaram muitas duplas boas na final com poucas zebras. Todas as duplas que chegaram na final têm condições de se tornarem campeãs, tudo devido ao aumento de seleção, que qualificou muito as duplas selecionadas", observa.

Uma das novidades do regulamento neste ano é que as duplas vencedoras da Final Nacional da Paleteada Força B, realizada no mês de maio em Lavras do Sul (RS), também estão habilitadas para correr a decisão em Esteio. "As duplas que vão pela Força B foram duplas que correram bem a final e devem se apresentar bem em pista", acrescenta Loureiro de Souza.

A paleteada é uma das provas de campo mais conhecidas no Brasil e a mais decisiva do Freio de Ouro. A prova é realizada em dupla e testa a habilidade dos cavaleiros com o gado, além de avaliar a força, a rusticidade e a submissão do cavalo Crioulo. Na competição, um bovino é largado em uma raia de 110m e cabe aos ginetes prensar o animal com os seus cavalos e conduzi-lo até a porteira mais estreita por um percurso pré-definido.

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

bottom of page