top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Evento da raça Crioula em São Paulo movimenta criadores do centro do país


Credenciadora_Tamareira_2013_01_-_Crédito_Felipe_Ulbrich_ABCCC_Divulgação.jpg

Criadores da região Sudeste e Centro Oeste estão mobilizados para participar da segunda credenciadora ao Freio de Ouro da Estância Tamareira, que será realizada de 4 a 7 de dezembro na sede da propriedade, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo. Também vão ocorrer durante o evento exposição morfológica e leilão da raça Crioula.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Onécio Silveira Prado Junior, a expectativa é repetir ao menos o mesmo número de participantes do evento do ano passado, que foi de 30 animais, sendo 15 machos e 15 fêmeas. O objetivo, conforme o dirigente, é fomentar a criação da raça na região. "Queremos movimentar o cavalo Crioulo nos estados do Sudeste e Centro Oeste. A expectativa é que teremos representantes diversos estados das regiões e acreditamos que vamos conseguir este movimento", salienta.

Para o presidente do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, Edmond Chaker Fahart, a realização da credenciadora pelo segundo ano consecutivo está mobilizando os criadores a investir com mais força na preparação para disputar o Freio de Ouro. "Ficamos muito tempo sem credenciadora. Estamos tendo uma boa procura de criadores de Santa Catarina para cima. Como não tínhamos credenciadora os criadores não treinavam muito para as provas aqui pela volta. Agora com este retorno os criadores estão começando a se dedicar mais", avalia.

As credenciadoras ao Freio de Ouro são etapas que habilitam os animais para disputarem as semifinais da modalidade antes da grande final que se realiza durante a Expointer em Esteio (RS). Pela primeira vez os paulistas também vão sediar uma das classificatórias para a final da competição, considerada a mais importante da raça Crioula na atualidade. O evento ocorrerá no mês de julho.

Um dos pontos altos será o leilão Jequitibá e Tamareira, que será realizado na noite do dia 5 de dezembro a partir das 21h. A oferta das duas cabanhas, que contará também com outros criatórios convidados, será de 49 lotes de animais da raça Crioula.

Confira a programação

4 de dezembro (Quinta-feira)

- Concentração de machos

5 de dezembro (Sexta-feira)

8h - Exposição Morfológica

14h - Continuação da Exposição, Campeonatos e Grande Campeonatos

18h30min - Entrega de Prêmios da Exposição Morfológica

19h - Mostra de animais do leilão

21h - 1º Leilão Jequitibá e Tamareira (Trajano Silva Remates)

6 de dezembro (Sábado)

8h - Credenciadora

12h - Almoço

14h30min - Continuação da credenciadora

7 de dezembro (Domingo)

9h - Final da credenciadora

12h - Entrega de prêmios da credenciadora

Fotos (Credenciadora 2013): Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page