top of page
  • AgroEffective/Trajano Silva Remates

Mancha Crioula trará demonstração de Horsemanship


Uma das grandes atrações da quarta edição da Exposição Nacional de Tobianos, Oveiros e Bragados - Mancha Crioula, organizada pela Trajano Silva Remates, será a demonstração de Horsemanship, que será conduzida pela médica veterinária e treinadora Denise Bicca. Mas antes da apresentação final, que ocorrerá na manhã do sábado, 28 de fevereiro, no Hotel Fazenda Pampas, em Canela (RS), os interessados podem acompanhar o treinamento de duas potras pela internet.

Denise está produzindo vídeos mostrando o dia a dia de Reiuna Renda Linda e Reiuna Rica Flor, as duas manchadas que servirão de exemplo na apresentação que terá seu fim no evento. A ideia da treinadora foi a de passar informações técnicas de manejo aos interessados. "Na minha formação enquanto treinadora de cavalos sempre foram muito escassas as fontes de consulta, o acesso não era tão fácil como é hoje. Sempre procurei assistir vídeos e programas que pudessem me ajudar a compreender e aprender as técnicas que me foram apresentadas há quase 20 anos. Na época em que comecei, poucas pessoas sabiam o que era Horsemanship, o primeiro contato que tive com essa técnica foi em 1998 foi com Monty Roberts e Michele Hahn. Aí nunca mais larguei", salienta.

O resultado, até o momento, é avaliado como positivo. Segundo Denise, o público tem colaborado com questionamentos. "O pessoal está gostando e está mostrando que há uma necessidade deste tipo de informação. Eu gosto de mostrar coisas úteis, que as pessoas possam levar para casa estas informações e que possam usar. Eu deixo que o cavalo comande o espetáculo, deixamos que ele conte a sua história , eu sou apenas a legenda. Não é nada diferente do que faço no meu dia a dia. Não tento iludir ninguém dizendo que aquilo é rápido e fácil, apenas procuro o eficiente e o verdadeiro", observa.

A treinadora que trabalha o Horsemanship, também popularmente conhecida como doma racional e difundida pelo norte-americano Monty Roberts, entre outros, explica que sua linha de trabalho não é focada no espetáculo, como muitas vezes a técnica é vista pelo público. "Já existem, embora poucos profissionais hoje em dia já trabalham focando o comportamento do cavalo , tratando-o como um companheiro e não como uma ferramenta, priorizando o bem estar e a linguagem equina. Mas acho que ainda falta tirar a mística do encantador de cavalos, algo que desvincula da performance. Utilizo estas técnicas para buscar resultados. Trabalhar com Horsemanship foi o que mais me deu respostas e vitórias dentro do treinamento do cavalo de esporte", ressalta.

A história de Renda Linda e Rica Flor pode ser acompanhada no blog da treinadora no endereço www.denisebicca.blogspot.com.br. Informações e inscrições para a Exposição Nacional de Tobianos, Oveiros e Bragados - Mancha Crioula podem ser encontradas no site www.trajanosilva.com.br.

Foto: Arquivo Pessoal

bottom of page