• AgroEffective/ABCCC

Conhecidos os vencedores do Bocal de Ouro


Foram quatro dias de provas para definir os vencedores da décima-sexta edição do Bocal de Ouro e os primeiros conjuntos brasileiros classificados para a grande final do Freio de Ouro, que ocorre no final de agosto durante a Expointer. O público lotou as dependências do cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) para acompanhar a competição.

A etapa funcional da prova coroou como grandes vencedores entre as fêmeas Jotace Utopia, da Cabanha Jotace, de Uruguaiana (RS), montada por Raul Lima, e JA Libertador nos machos, da Fazenda Santa Edwiges, de São Lourenço do Sul (RS), conduzida por Milton Castro. Desde a última sexta-feira os dois animais assumiram a liderança do Bocal de Ouro e não deixaram mais as primeiras colocações.

Jotace Utopia é irmã da égua Jotace Tranca, vencedora do Freio de Ouro em 2014. Para o proprietário da cabanha, João Cantarelli, a vitória é resultado de um projeto de anos do criatório que começou a dar resultado. Sobre o animal, destacou a capacidade de Utopia nas pistas que, mesmo em sua segunda prova corrida, chegou em primeiro lugar. "O desempenho dela é fora de série. É uma égua que correu a segunda prova, desde o começo vem sendo vitoriosa, cada vez mais aumentando seu desempenho funcional em pista e superando nossas expectativas", ressalta.

Nos machos, JA Libertador era o animal mais novo entre todos que estavam na competição, tanto fêmeas quanto machos. Com apenas três anos e meio de idade, garantiu a primeira colocação e surpreendeu positivamente o proprietário da Santa Edwiges, José Antônio Anzanello. "A classificatória de inéditos é realmente uma das mais difíceis pelo alto nível. É uma surpresa muito agradável, porque ele tem três anos e meio de idade. Ele conseguir fazer uma apresentação deste nível, com esta idade, é algo que nos enche de orgulho", salienta.

Para os jurados, o alto nível que se esperava dos competidores foi confirmado. Segundo Eduardo Móglia Suñe, um dos responsáveis pelo julgamento das fêmeas, a competição mostrou mais uma vez a evolução da raça Crioula em pista. “Foi uma prova muito competitiva e de alto nível, com muitos animais em condições de alcançar os primeiros postos, o que não é surpresa já que sabemos que o Bocal de Ouro é sempre muito forte”, observa.

Já Jorge Rosas Demiate Junior, jurado dos machos, lembra também que o gado colocado para as provas de mangueira e campo, além das condições da pista, também contribuíram para que o Bocal de Ouro tivesse um padrão acima da média. "A prova teve um nível extraordinário, entre os primeiros colocados. Destaco o esforço da ABCCC em realizar a prova, nessa pista que é a melhor que temos e com um gado de excelente qualidade”, avalia.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Laitano, destaca que mais uma vez o Bocal de Ouro serviu de parâmetro para mostrar a evolução da raça Crioula, além de apontar possivelmente grandes favoritos para a final, que ocorrerá em agosto durante a Expointer. Nos últimos seis anos, dez animais selecionados pela classificatória de inéditos ficaram nas três primeiras colocações do ciclo. "É uma prova de animais jovens que demonstram suas habilidades e suas virtudes e que potencialmente são favoritos na final do Freio de Ouro. Quando os novos têm mais chance, é um sinal de que a raça vem melhorando a cada ano, com todo o profissionalismo dos ginetes e criadores", afirma.

A próxima etapa das classificatórias ao Freio de Ouro será realizada novamente além das fronteiras do país. É a vez da seletiva do Uruguai, de 1º a 3 de maio de 2015 no Parque de Exposições do Prado, em Montevidéu.

Confira os resultados

Fêmeas

Bocal de Ouro

JOTACE UTOPIA

Criador: JOÃO JURACI CANTARELLI, URUGUAIANA-RS

Expositor: JOÃO JURACI CANTARELLI

Estabelecimento: CABANHA JOTACE, URUGUAIANA-RS

Ginete: RAUL LIMA

Nota: 21,615

Bocal de Prata

ALMA GÊMEA CALA BASSA

Criador: MARCELO REZENDE MÓGLIA, BAGÉ-RS

Expositor: MARCELO REZENDE MÓGLIA

Estabelecimento: CABANHA CALA BASSA, BAGÉ-RS

Ginete: MARCELO REZENDE MÓGLIA

Nota: 21,093

Bocal de Bronze

AS MALKE SAFIRA

Criador: AGRO PECUÁRIA SCHWANCK LTDA., URUGUAIANA-RS

Expositor: JÚLIA E MANUELA ROESSLER DA COSTA

Estabelecimento: CABANHA CAPÃO DA RONDA, CRUZ ALTA-RS

Ginete: GABRIEL MARTY

Nota: 21,013

4º Lugar

QUENTUCHA DO AIPO

Criador: MÁRIO ROBERTO MATTOS SACCO, SÃO SEPÉ-RS

Expositor: REGINALDO OLIVEIRA TAVARES

Estabelecimento: CABANHA DO DIAMANTE, ESTEIO-RS

Ginete: ADRIANO A. STRECK

Nota: 20,920

Machos

Bocal de Ouro

JA LIBERTADOR

Criador: JOSÉ ANTONIO ANZANELLO, PORTO ALEGRE-RS

Expositor: JOSÉ ANTONIO ANZANELLO

Estabelecimento: FAZENDA SANTA EDWIGES, SÃO LOURENÇO DO SUL-RS

Ginete: MILTON CASTRO

Nota: 21,084

Bocal de Prata

PO BANDIDAZO

Criador: GONÇALO PORTO SILVA, PORTO ALEGRE-RS

Expositor: GONÇALO PORTO SILVA E PARCERIA GUTHEIL CORÁ

Estabelecimento: CABANHA DON MARCELINO E MEIA VOLTA, PORTO ALEGRE-RS

Ginete: CÉZAR AUGUSTO SCHELL FREIRE

Nota: 20,879

Bocal de Bronze

FACON DO CAPÃO REDONDO

Criador: LUIZ CARLOS E ANTONIO CARLOS A. PY, BARRA DO RIBEIRO-RS

Expositor: FELIPE WEBER E RODRIGO PY

Estabelecimento: CABANHA OURIÇO E CAPÃO REDONDO, CARAZINHO-RS

Ginete: CHARLES FAGUNDES

Nota: 20,785

4º Lugar

LAS CALLANAS MIL RAZONES T.E.

Criador: GONZALO VIAL CONCHA, JAGUARÃO-RS

Expositor: CRIADERO LAS CALLANAS

Estabelecimento: CRIADERO LAS CALLANAS, JAGUARÃO-RS

Ginete: RICARDO GIGENA WREGE

Nota: 20,462

Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

#FreiodeOuro #BocaldeOuro #ABCCC #Esteio #CavaloCrioulo #JotaceUtopia #JALibertador

RELEASES

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco