top of page
  • AgroEffective/ABCCC

Rio Grande define primeiros finalistas do campeonato de Paleteada


Estão definidos os 25 primeiros finalistas do Campeonato Nacional de Paleteada 2015. Após uma longa e concorrida disputa no Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira, em Rio Grande (RS), o alto nível das corridas de vacas mostrou o quanto os paleteadores se superam a cada ciclo. E puxando a lista de conjuntos que garantirão um belo espetáculo na Expointer, está Aluísio Perez montando Laçador Gringa e Carlos Loureiro de Souza no comando de Manta Pampa Tupambaé.

Com nomes já tradicionais no meio, certamente a experiência contou bastante para elevar o nível da competição que exigiu bastante dos jurados Eduardo Neto de Azevedo e Leandro Amaral. Isso porque na classificatória a concorrência já começou em grande estilo. Com 67 duplas participantes, os conjuntos deram um verdadeiro show de habilidade. Apenas no sábado, foram cerca de 400 corridas nas quais somente a atenção aos mínimos detalhes conseguiu determinar quais performances mereciam estar entre as 34 da segunda fase neste domingo, dia 19 de abril.

De acordo com o jurado Leandro Amaral, um dos pontos altos da semifinal foi o volume importante de conjuntos em pista e o nível de excelência visto. Além de reforçar a sincronia entre as duplas mais bem pontuadas, o avaliador comenta a ótima expectativa para a grande final em Esteio (RS) graças ao que foi apresentado neste final de semana. “Tivemos um ótimo nível. Esses 25 animais classificados para a final farão um trabalho muito bom”, afirma Amaral que elogiou ainda a integração entre participantes e o público também fora da pista. “Valorizou o evento esse encontro, acho muito importante esses momentos”, finaliza.

Para as duplas vencedoras que levaram ainda o segundo lugar com Laçador Taquari e Jogada Certa Tupambaé, respectivamente, a vitória é o resultado de uma reformulação que deu muito certo. Ao agradecer, principalmente o trabalho do parceiro no preparo dos conjuntos vitoriosos, Carlos Loureiro de Souza atribui boa parte do sucesso obtido agora ao trabalho de Aluísio Perez - que conquistou o topo do pódio da Expointer 2014 no lombo de Obra Prima da Morada Nova, enquanto formava dupla com João Vitor Claus Dutra e Milonga Buena da Morada Nova.

Em paralelo, Souza destaca que a competividade elevada nesta seletiva mostra ainda o potencial dos animais deste ano em entrar em evidência. “É uma vitória importante, pois sempre buscamos o melhor resultado e ele é ainda mais positivo quando os cavalos demonstram que estão em sua magnitude”, comemora.

Também bastante emocionado com a dupla conquista agora, Aluísio Perez corre para repetir em 2015 o feito do ano anterior, ao investir no comando da consagração de outros dois Crioulos nesta temporada. E como se isso já não bastasse, ele comenta a satisfação em competir em um grupo tão bem preparado. “Procuramos andar e representar bem a modalidade, por isso realmente tem um gosto maior vencer em uma disputa onde estão os melhores”, enfatiza.

Confira o resultado

1º Lugar

Aluísio Perez montando Laçador Gringa e Carlos Loureiro de Souza montando Manta Pampa Tupambaé

Nota: 75 pontos

2º Lugar

Aluísio Perez montando Laçador Taquari e Carlos Loureiro de Souza montando Jogada Certa Tupambaé

Nota: 69,75 pontos

3º Lugar

Michele Machado montando Retorno de Pai Passo e Tiago Teixeira montando Retiro de Pai Passo

Nota: 64,25 pontos

Texto: Andressa Barbosa/ABCCC

Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

bottom of page