top of page
  • AgroEffective/ABCCC

Trio de Mostardas vence Campeonato Nacional de Campereada


Com o tempo de 1’57”04, apenas 49 centésimos de segundos a menos que o segundo colocado, o trio composto por Euclides, Alexandre e David, todos da família Lemos, de Mostardas (RS), conquistou a grande final do Campeonato Nacional da Campereada. A prova foi disputada nesta quarta-feira, 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS), integrando a programação da Expointer 2015.

Os campeões representam a Cabanha Condessa de Mostardas, de propriedade do crioulista Breno Terra Azevedo. O trio é formado há uma década e nas últimas seis edição do Campeonato Nacional ficou entre os primeiros colocados, mas só agora conquistou o título. Em 2014 chegou em primeiro nas classificatórias. “Temos bons cavalos, bem domados e estamos acostumados com eles. Também estamos muito entrosados e essa união deu resultado. Vínhamos cercando o título e agora ganhamos”, comemorou Euclides.

Para o jurado da ABCCC, Fernando Gonçalves do Nascimento a integração do conjunto definiu o título: “Houve harmonia entre eles, que são muito bem treinados. A montaria dos cavaleiros foi muito campeira. Resultado justo”. Ele também comentou sobre a importância da modalidade para a funcionalidade da raça: “A campereada mostra que o cavalo crioulo aguenta qualquer parada e justifica na pista toda a essência do serviço no campo”, concluiu.

Em segundo lugar ficou o trio Oca da Morada Nova, Iguaria da Morada Nova e Pedra Moura da Morada Nova, de Capivari do Sul (RS) e que foi montado pelos ginetes João Vitor Claus Dutra, Candido Dutra e Ricardo Perez. O conjunto concluiu o serviço em 1’57”53. O pódio foi completo pelo trio Galeano Barros, Felipe Scherer e Adelar Pires que somou 2’03”31. O conjunto é de Júlio de Castilhos (RS).

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

bottom of page