top of page
  • ABCCC

Final da Paleteada promete disputa acirrada na Expointer


Mais uma final de ciclo vai marcar a atividade da raça Crioula na Expointer 2016. O Campeonato Nacional de Paleteada, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) conhecerá a dupla vencedora do ano em prova disputada na pista do cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nos dias 1º e 2 de setembro. No total, 55 duplas disputarão o título da modalidade.

Para o coordenador da Subcomissão de Paleteada da ABCCC, Mário do Santos Suñe, o ciclo foi bem disputado e com grandes duplas correndo nas eliminatórias que ocorreram nos municípios gaúchos de São Gabriel e Santa Vitória do Palmar. "As duas semifinais foram de nível altíssimo. Esperamos com isso uma final de nível altíssimo. Qualquer um dos competidores terão chance de ganhar ou estar ao menos na final", salienta.

Suñe ressalta a grande participação de conjuntos nas semifinais. Enquanto em São Gabriel foram cem duplas, em Santa Vitória do Palmar foram 90 conjuntos. A paleteada é realizada em dupla e testa a habilidade dos cavaleiros com o gado, além de avaliar a força, a rusticidade e a submissão do cavalo Crioulo. Na competição, um bovino é largado em uma raia de 110 metros e cabe aos ginetes prensar o animal com os seus cavalos e conduzi-lo até a porteira mais estreita por um percurso pré-definido.

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

bottom of page