top of page
  • Simvet/RS

Posicionamento do Simvet/RS sobre Regulamentação dos Esportes Equestres


O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), constituído para fins de coordenação e proteção dos interesses da categoria, manifesta-se contrário à proibição de eventos equestres, em especial a vaquejada. No entanto, somos favoráveis à devida regulamentação dos eventos que envolvem a prática equestre.

Defendemos que através do regramento sejam observados os princípios técnicos de bem estar e saúde animal, assim como a presença de um responsável técnico, como já previsto em lei, por meio do credenciamento do médico veterinário para que esse padronize tanto as Responsabilidades Técnicas dos eventos, quanto a coleta de sangue para exame de anemia e mormo. Entendemos que é necessária a presença de um Responsável Técnico treinado especificamente para atuar com rigor e não proibir.

Com independência e autonomia da representação sindical perante o Estado, categoria econômica, instituições religiosas e partidos políticos, o Simvet/RS coloca-se à disposição do poder público para definir os melhores parâmetros técnicos de bem estar animal.

Nosso posicionamento não despreza o tratamento adequado aos animais, no entanto, também expressa a preocupação com milhares de veterinários que desempenham atividades ligadas aos esportes equestres.

bottom of page