top of page
  • ABCCC

Esteio recebe Final Nacional da Campereada da raça Crioula


Depois das emoções da Expointer 2017, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), volta a receber mais finais do ciclo de modalidades promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A primeira delas ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, com a Final Nacional da Campereada. Mais uma vez a expectativa é de um aumento tanto na quantidade de trios participantes quanto no nível da prova.

Conforme o coordenador da Subcomissão de Campereada da ABCCC, Everton Lobato, os organizadores esperam que esta venha a ser uma das maiores finais do ciclo da modalidade nos últimos anos. Destaca especialmente o número de credenciadoras que aumentou de 35 no ano passado para 45 neste ano. "Esperamos uma final muito boa este ano, tanto no nível de provas quanto na quantidade de participantes. Vimos um nível elevado durante as credenciadoras além de observarmos crescimento importante na participação na Campereada, que vem despertando o interesse do usuário do cavalo", observa.

Além disto, Lobato ressalta a participação de trios do centro do país, onde o Cavalo Crioulo vem se destacando fortemente na modalidade e conquistando títulos em provas abertas para todas as raças. "Estamos trazendo trios do Team Penning, com competidores do centro do país, no qual poderemos promover uma integração muito forte entre os participantes, agregando bastante a nossa prova", salienta.

Uma mudança importante, de acordo com o coordenador da Subcomissão de Campereada da ABCCC, é a troca na data em relação ao ciclo passado, quando a final foi realizada no mês de julho, para o mês de setembro. Lobato avalia que, com isso, o número de participantes e o público presente aumentarão. "Acreditamos que, com esta mudança de data, vindo para setembro, com dias melhores em relação ao tempo, podemos ter um nível de prova ainda melhor, além de aumentar o público presente", afirma.

Entre as novidades também estão premiações durante a semifinal, que ocorrerá no sábado, 16 de setembro, além de uma prova aberta do Ranch Sorting, outra modalidade equestre que vem conquistando adeptos na raça Crioula, que será aberta tanto para competidores da Campereada quanto aos que quiserem participar apenas nesta modalidade. O julgamento ficará por conta de José Luis Gomes e Luis Rodolfo da Costa Machado. As inscrições estão abertas até esta segunda-feira, 11 de setembro.

A Campereada, também conhecida no centro do país como Team Penning, consiste em três cavaleiros em uma pista de 80 por 45 metros com dez trios de bois numerados. Os campeiros precisam apartar o lote de bois, conforme o pedido do jurado, e levá-los para uma mangueira. O objetivo é mostrar um pouco do trabalho diário feito pelo cavalo Crioulo. Cada trio de competidores tem até três minutos para executar a tarefa. Vence a prova o grupo que, no tempo determinado, apartar e colocar o maior número de bois na mangueira.

Além da Campereada, a ABCCC ainda promoverá mais duas finais de ciclo nos próximos finais de semana no Parque de Exposições Assis Brasil. No dia 23 de setembro ocorrerá a Final do Movimiento a La Rienda. Já de 29 de setembro a 1º de outubro, será a vez do Freio do Proprietário.

Confira a programação

16 de setembro de 2017 (Sábado)

8h - Inicio Final Nacional de Campereada (2 voltas) 12h - Intervalo 14h - Reinicio Final Nacional de Campereada (1 volta) 16h - Ranch Sorting

17 de setembro de 2017 (Domingo)

9h - Fase Final Campereada

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

bottom of page