Após quatro anos sem receber a Morfologia Passaporte, o município de Cruz Alta (RS) pôde receber o evento em seus domínios, por meio da organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cruz Alta (NCCCCA). Próximo ao centro da cidade, no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, a pista recebeu 95 animais, no total. Destes, 25 apenas da categoria Incentivo. Neste sábado, 11 de maio, foram realizados os Campeonatos e Grandes Campeonatos que selecionaram os oito animais, quatro machos e quatro fêmeas, garantidos na Nacional da Morfologia que vai ocorrer durante a Expointer, em Esteio (RS).
Ficou entre as fêmeas o título de Melhor Exemplar da Raça, concedido à Grande Campeã Jaboticaba da GAP São Pedro. Filha de Fantástico de São Pedro e Bazuca de São Pedro, a égua douradilha foi criada e exposta por Eduardo Macedo Linhares, da Estância GAP São Pedro, de Uruguaiana (RS). Entre os machos, quem puxou a ponta da fila foi Oriental de Los Santos. Criado e exposto por Ênio Dias dos Santos, da Cabanha de Los Santos, de Caçapava do Sul (RS), o macho colorado é filho de RZ Revuelto Cristal da Carapuça e Ana Bela de Los Santos.
As avaliações foram feitas pelo jurado André Luis Narciso Rosa. “Novamente a gente constata aqui em Cruz Alta o acerto da indicação da ABCCC, o acerto técnico. As potrancas, os potrancos vêm surpreendendo as gerações mais velhas, e isso indica o bom serviço dos técnicos, a boa indicação dos criadores, o bom acerto nas manadas de Cruz Alta e região”, apontou o jurado. O presidente do NCCCCA, Fernando Pombo Dockhorn, vibrou com o grande alcance da exposição. “A nossa Passaporte foi muito satisfatória, tanto no nível como no número de animais, onde deu um número expressivo de 70 animais marcados, um volume muito expressivo na região”, pontuou.
Sob a supervisão do técnico credenciado à ABCCC, Manoel de Macedo Pons Neto, a Passaporte de Cruz Alta (RS) foi a nona do ciclo. A décima vai ser realizada em Bagé (RS). O ciclo de Exposições Passaporte tem o patrocínio oficial de Banrisul.
Confira o resultado
FÊMEAS
Melhor Exemplar e Grande Campeã Jaboticaba da GAP São Pedro, criador e expositor Eduardo Macedo Linhares, Estância GAP São Pedro, Uruguaiana (RS)
Reservada Grande Campeã Igualita da Lida Campeira, criador e expositor Luiz Carlos Souto da Fonseca, Cabanha Lida Campeira, Santa Maria (RS)
Terceira Melhor Fêmea Gata Linda do Sol Brilhante, criador e expositor Sérgio Augusto Amaral, Cabanha Sol Brilhante, Frederico Westphalen (RS)
Quarta Melhor Fêmea Jamaica da GAP São Pedro, criador e expositor Eduardo Macedo Linhares, Estância GAP São Pedro, Uruguaiana (RS)
MACHOS
Grande Campeão Oriental de Los Santos, criador e expositor Ênio Dias dos Santos, Cabanha De Los Santos, Caçapava do Sul (RS)
Reservado Grande Campeão NH Fabuloso, criador e expositor Valdecir José Köhler, Cabanha Novo Horizonte, Horizontina (RS)
Terceiro Melhor Macho Jalisco da GAP São Pedro, criador e expositor Eduardo Macedo Linhares, Estância GAP São Pedro, Uruguaiana (RS)
Quarto Melhor Macho Recurdo do Recanto Crioulo, criador e expositor Adelmo Hess, Estância Três Coxilhas, Barra Velha (SC)
Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação Texto: Pedro Henrique Kruger/ABCCC