top of page
  • Falker

Agricultura de precisão no Mercosul conta com tecnologia brasileira


A agricultura de precisão no Mercosul está em evolução. Muitas das ferramentas que permitem executar os trabalhos com maior exatidão no meio rural, como sistemas de precisão, corte por seção nos pulverizadores e monitores de rendimento, estão sendo utilizadas e adaptadas nos países que formam o bloco econômico. No entanto, as tecnologias que servem para a tomada de decisão por parte dos produtores e que permitem obter amostras de solo, fazer as correções essenciais e indicar a necessidade de fertilização variável, apresentam um menor uso na região.

Com o objetivo de fortalecer a participação dessas tecnologias voltadas à agricultura de precisão em países como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, a empresa brasileira Falker, pioneira no movimento Agtech no Brasil, fechou parcerias para expandir sua atuação no Mercosul. No território argentino, por exemplo, o CEO da empresa parceira Glimax, Julian Muguerza, afirma que a união é fundamental para oferecer soluções aos produtores e também aos engenheiros agrônomos. "Nossa ideia é focar, principalmente, em trazer ferramentas que ajudem a desenvolver localmente soluções. A união com a Falker vem nesse sentido, uma vez que as tecnologias que a empresa desenvolve são ideais para os nossos objetivos", reforça.

Para Muguerza, a agricultura de precisão anda de mãos dadas com ferramentas massivas e digitais, como as imagens de satélite. Ele ressalta, por exemplo, que essas plataformas de imagens estão ajudando no avanço gradativo do uso desse tipo de tecnologia no campo. “Acredito que estamos colaborando na implantação dessas ferramentas que têm mais a ver com o diagnóstico e o lado agronômico da agricultura de precisão, e com isso oferecendo soluções a um número maior de produtores ”, destaca.

A Falker também fechou parcerias com as empresas 2R, do Uruguai; NeoAg, do Chile; e Sima, do Paraguai. Há 13 anos no mercado e presente em várias regiões brasileiras, a empresa vem expandindo a sua atuação para fora do país. A busca por parceiros para levar suas tecnologias a outros mercados tem como meta fortalecer esse trabalho de internacionalização desenvolvido nos últimos anos.

bottom of page