top of page
  • ABCCC

Capital Federal seleciona exemplares do Cavalo Crioulo para a Expointer


Com 48 animais marcados e três da categoria Incentivo, a Exposição Passaporte de Brasília (DF), a penúltima do ciclo organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) se desenrolou em uma das pistas do Parque de Exposições da Granja do Torto, no qual está a sede da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal (ACCCDF). A admissão foi realizada no dia 11 de julho, sob supervisão técnica de Heitor Cheuiche Coelho.

A exposição em si aconteceu em um único dia, na sexta-feira, 12 de julho, com avaliação da jurada Christina Freitas Bandeira de Mello, que julgou pela primeira vez na Capital Federal e elogiou o que viu. “Um excelente nível! É uma região relativamente nova dentro do Crioulo, mas não no cavalo, Brasília tem uma tradição enorme em cavalo. E eu fiquei muito feliz porque eles estão no caminho certo. Estão empolgados, motivados e os cavalos jovens ganharam. Isso é uma característica que vem acontecendo, a evolução da raça é muito importante”, avaliou.

Com 48 animais, a Passaporte teve a participação de exemplares de sete Estados brasileiros, além do Distrito Federal, o que demonstrou a força do Cavalo Crioulo, como apontou o presidente da ABCCC, Francisco Fleck. “É mais uma Passaporte aqui em Brasília, que já é um acontecimento tradicional com muitos criadores de todo o Brasil. Os quatro machos e as quatro fêmeas são de muito boa qualidade. Uma potranca que se destacou Grande Campeã realmente muito bonita, demonstrando então que a qualidade vem crescendo e os criadores buscando essa vaga para participar da Expointer”.

Os resultados finais da exposição foram celebrados pelo presidente da ACCCDF, Wesley Raminez Barreto. “Para nós é um evento importantíssimo. Nós estamos no Centro-Oeste, uma área de fomento e somos hoje, junto ao Núcleo, 32 criadores. Foi uma prova maravilhosa, o que tinha de melhor estava na pista. Os melhores exemplares são maravilhosos, vão a Esteio (RS) e vão competir de igual para igual com os animais que lá estarão”, projetou. O Banrisul é o patrocinador oficial do ciclo de Exposições Passaporte 2019.

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã Oliveira II da Matarazzo, criador e expositor Jayme Monjardim Matarazzo, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo (SP)

Reservada Grande Campeã Pechincha de Santa Edwiges, criador Daniel Anzanello, expositor Parceria Ereporã, Cabanha Ereporã, Quatro Irmãos (RS)

Terceira Melhor Fêmea Dama da Noite da Faca, criador Parceria Faria e Terra Cardozo, expositor Ricardo Pinto Faria e Outro, Fazenda Faria, Piedade (SP)

Quarta Melhor Fêmea Angerona de Quaraci, criadora e expositora Rosalie Tavares Negrini Jones, Cabanha Quaraci, Santa Cruz do Sul (RS)

MACHOS

Grande Campeão PO Lindo Pingo, criador Gonçalo Porto Silva, expositor Condomínio Lindo Pingo, Estância Don Marcelino, Lavras do Sul (RS)

Reservado Grande Campeão Lecanera Nochero, criador e expositor Leonardo de Oliveira Corrêa, Cabanha Lecanera, Joinville (SC)

Terceiro Melhor Macho Jogador da Maya, criadora Zuleika Borges Torrealba, expositora Jucelda P. da Silva Pontes, Cabanha Raízes do Sul, Brasília (DF)

Quarto Melhor Macho Vinchuca da Boa Vista, criador Fazenda Boa Vista, expositores Fábio Camargo e Edmond Farhat Jr, Cabanha Boa Vista Jequitibá, Itatinga (SP)

Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação Texto: Pedro Henrique Kruger/ABCCC

bottom of page