top of page
  • Gadolando

Fenasul Expoleite é apresentada na Expointer e inicia trabalho de organização


A integração campo-cidade ganhou reforço oficial com o lançamento da 43ª Expoleite e da 16ª Fenasul na tarde deste sábado, 24 de agosto, na Expointer 2019. A apresentação do evento, agendado para 13 a 17 de maio do próximo ano, foi realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A iniciativa faz parte do calendário de eventos agropecuários do Rio Grande do Sul. A programação da última edição reuniu 1.919 bovinos e 1.382 equinos em Esteio, entre outros animais de menor porte, e atraiu público estimado de 40 mil visitantes.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, entidade promotora com o governo do Estado, adianta que o Parque de Exposições Assis Brasil estará com os portões gratuitamente abertos para os visitantes em 2020. “Depois de superada uma pauta antiga nossa, que era fixar uma data para o evento, nós, parceiros e expositores, podemos nos programar e agregar mais raças e, principalmente, animais”, celebrou o dirigente. “Essa feira nasce do berço, da tradição do trabalho magnífico dos nossos antepassados. A Expoleite é tão antiga quanto a nossa querida Expointer. Portanto, em honra e homenagem a eles, nada mais justo que esse evento torne-se cada vez maior”, destacou.

De acordo com Tang, a programação contemplará feira de terneiros, equinos, ovinos, aves, rodeio de animais, seminários, palestras e a Multifeira de Esteio, entre outros. “A Expointer já está na memória do urbano e queremos fazer o mesmo com a Expoleite Fenasul”, complementou, convidando as raças de pecuária de corte a participarem do evento. O presidente da Gadolando já reforça que está preparando um “trabalho corpo a corpo” para ampliar a participação dos produtores da raça holandesa na iniciativa. Segundo ele, 37 estão participando desta edição da Expointer, por exemplo e acrescenta que a Expoleite Fenasul será uma oportunidade para incrementar os negócios. “A feira é o local ideal para o produtor trocar ideias com os seus pares”, justificou.

Além da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a realização dos eventos conta com a parceira da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e da Prefeitura Municipal de Esteio.

Para 2020, estão confirmadas a presença da Federação Gaúcha de Laço, do Clube de Laçadores Laço de Ouro, da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS), Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) e a Sociedade Veterinária do Rio Grande do Sul (Sovergs). Outras entidades também serão convidadas a participar da organização.

bottom of page