top of page
  • Agptea

Futuro do campo está em exposição na Casa da Agptea na Expointer


Cerca de dez projetos de sustentabilidade ambiental de alunos de escolas agrícolas estaduais do Rio Grande do Sul - de um total de 26 em todo Estado - estão sendo apresentados na mostra organizada na sede da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea). Os trabalhos estão expostos em estandes no salão de entrada da casa na Expointer 2019, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), até o fim do evento. A iniciativa faz parte da programação da entidade na feira, que conta também com cursos e palestras.

Com o objetivo de priorizar a educação profissional e ir além das fronteiras da escola, os experimentos a campo priorizam tornar o aluno um pesquisador, aliando a teoria à prática. Focados em sustentabilidade, economia de energia, educação ambiental e inovação, alguns projetos estão sendo ou ainda serão levados para universidades e feiras e eventos pelo Brasil e até para o exterior, aproximando os alunos de outras esferas. “Os projetos ambientais que as escolas estão criando e trazendo visam a sustentabilidade do planeta, uma nova visão do mundo. Então, nós promovemos essa integração e trocas de experiências entre alunos de diversos escolas agrícolas”, avalia o vice-presidente educacional da Agptea, Danilo Oliveira Sousa.

As escolas que estão participando da Mostra são: Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, da cidade de Palmeira das Missões, Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes (ETERRG), de Caçapava do Sul, Colégio Agrícola Estadual (CAE) Angelo Emilio Grando, de Erechim, Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho (EEPROCAR), da cidade Carazinho, Escola Estadual Técnica de Agricultura (ETA), de Viamão, Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes, de Osório.

Segundo Sousa, os estudantes saem daqui como multiplicadores, são os profissionais do futuro. “Eles levam a experiência de compartilhar os seus trabalhos na Expointer para as suas propriedades, para a sua comunidade, para a sua escola, para as suas turmas. Vão despertar o interesse dos outros colegas para o aprendizado para que venham e participem com novos projetos nos próximos eventos”, conclui.

Foto: Ton Silva/Agptea/Divulgação

bottom of page