top of page
  • Simvet/RS

Quarto treinamento de inspeção no Rio Grande do Sul tem data marcada


A quarta edição do Treinamento de Inspeção de Alimentos de Origem Animal, realizado pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) e o Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, está com data marcada. Ocorrerá de de 26 de novembro a 1º de dezembro e de 6 a 8 de dezembro. Os profissionais que realizarem os treinamentos estarão capacitados e habilitados a atuar no novo sistema de inspeção sanitária do Estado, onde empresas credenciadas podem trabalhar em plantas frigoríficas.

O curso terá duração de 60 horas, sendo o Simvet/RS responsável pela abordagem de temas como bem-estar animal no transporte e abate, regulamentos sobre inspeção sanitária, entre outros assuntos. Já o Instituto Senai de Alimentos e Bebidas tratará de assuntos como as boas práticas de fabricação, programa de higiene, gerenciamento de risco e resíduos de água. Há também o envolvimento da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul na participação prática do treinamento.

De acordo com a representante do Simvet/RS, Andrea Troller Pinto, o curso é eminentemente teórico mas conta com participantes já com prática na inspeção de produtos de origem animal. A ideia é entregar para estes profissionais informações baseadas na legislação e depois eles vão passar pela experiência prática dentro dos frigoríficos.

A médica veterinária explica que este curso tem a função de harmonizar as informações necessárias para o bom cumprimento dos procedimentos de inspeção. Andrea afirma também que o Simvet tem a expertise de cursos vinculados aos órgãos de fiscalização e inspeção. "Para este treinamento, o corpo técnico tem prática na área de inspeção industrial e sanitária. Nos produtos que são alvo deste movimento de nova estruturação no Rio Grande do Sul, a inspeção será realizada pelos médicos veterinários para aqueles estabelecimentos que desejarem e comprovarem capacitação e responsabilidade para ter um profissional da área", destaca.

O treinamento faz parte do plano de modernização da inspeção de produtos de origem animal, aprovada e sancionada em 2017 no Rio Grande do Sul. Com isso, as duas entidades inscritas firmaram acordo junto com a Secretaria da Agricultura do Estado de forma a capacitar os profissionais para atendimento desta demanda. Informações e inscrições para o treinamento podem ser obtidas pelo e-mail curso.deinspecao@gmail.com.

bottom of page