top of page

Agptea oferece minicurso de formação para técnicos agrícolas na Fenasul Expoleite

  • Foto do escritor: Rejane Costa
    Rejane Costa
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura
Evento da entidade será no dia 16 de maio e vai envolver profissionais da área que atuam nas escolas estaduais gaúchas (Foto: Vitória Pimentel/AgroEffective)
Evento da entidade será no dia 16 de maio e vai envolver profissionais da área que atuam nas escolas estaduais gaúchas (Foto: Vitória Pimentel/AgroEffective)

Os técnicos agrícolas que atuam nas escolas agrícolas estaduais do Rio Grande do Sul terão uma oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos por meio de um minicurso que será oferecido pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), durante a Fenasul Expoleite 2025. A atividade ocorrerá na casa da entidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na sexta-feira, 16 de maio, entre 9h30min e 13h. As inscrições estão abertas junto à Associação.


A expectativa, de acordo com o presidente da Agptea, Fritz Roloff, é de que participem cerca de 100 profissionais. O minicurso sobre “Gestão Agroambiental” abordará questões ligadas diretamente às atividades profissionais dos técnicos agrícolas, suas competências nas escolas e o seu envolvimento com o processo pedagógico. Também serão desenvolvidas atividades relacionadas ao fazer pedagógico abrangendo diretamente a agricultura e o meio ambiente.


A formação ficará a cargo da diretoria da Agptea, como o presidente Roloff e o vice-presidente Administrativo Celito Lorenzi, e dos professores Carlos Fontoura e Vitor Hugo Baratieri. “Serão abordadas questões voltadas especificamente às competências do técnico agrícola frente às novas demandas que o mundo do trabalho nos impõe”, explica o dirigente. Na parte da tarde, os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita orientada pelo parque de Esteio para conhecerem, em especial, a parte da bovinocultura de leite.


Segundo Roloff, o objetivo principal da Agptea se envolver nessa formação é trazer oportunidades para os técnicos agrícolas se inserirem cada vez mais no processo pedagógico das escolas. “Nossa missão é bem clara de apoio aos educandos e aos educadores, e os técnicos, mesmo não sendo professores responsáveis por disciplinas, têm uma função muito importante, pois atuam diretamente nos setores pedagógicos da escola ministrando atividades práticas e orientando os alunos no seu aprendizado, no seu fazer pedagógico”, destaca.


Roloff coloca, ainda, que a entidade entende ser também a sua missão contribuir para que cada vez mais haja uma uniformidade nas ações, e que mesmo havendo troca de profissionais de uma escola para outra, essas ações não sejam interrompidas. “O minicurso será um momento muito importante para a troca de experiências, para que um conheça as atividades do outro e que possamos também unir esses profissionais para que consigam melhorar a sua situação funcional. Não só a questão do salário, mas principalmente dos seus direitos trabalhistas”, enfatiza, afirmando que mesmo sendo só um dia de atividades, será uma oportunidade de dar um passo importante para unir cada vez mais a classe. Atualmente são em torno de 150 profissionais que trabalham nas escolas estaduais gaúchas.


A Agptea também estará com atividades na Fenasul Expoleite no dia 15 de maio, quando realizará sua reunião geral de diretoria e oferecerá visitas orientadas na feira.



Comments


bottom of page