Atividades gastronômicas valorizam a carne ovina durante a 18ª Agrovino
- Nestor Tipa Júnior

- há 1 dia
- 2 min de leitura

A valorização da carne ovina integra a programação da 18ª Agrovino, que será realizada de 13 a 17 de janeiro, no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães, em Bagé (RS). As atividades têm foco na promoção do consumo e na aproximação do público urbano com a ovinocultura.
Entre as ações previstas está um evento gastronômico em parceria com a Emater, que envolve moradores do interior do município e da área urbana de Bagé na preparação de pratos típicos à base de carne ovina. O presidente da Associação Bageense dos Criadores de Ovinos (Abaco), Gustavo Velloso, afirma que a proposta é ampliar o contato do consumidor com a carne ovina.
A programação também inclui o Bééé Chef, atividade voltada aos cabanheiros que participam da feira e permanecem acampados no parque durante o evento. A ação ocorre em formato de competição entre os criadores. “Cada cabanheiro ou acampamento participa com um prato ou com vinho”, explica Velloso.
Outro destaque é o tradicional concurso de assado, que deve registrar aumento no número de participantes nesta edição. A expectativa é de crescimento no número de cordeiros inscritos e de assadores. Velloso destaca que o conjunto de ações busca estimular o consumo da carne ovina em diferentes contextos. “A ideia é promover e aumentar o consumo da carne, tanto de animais adultos quanto de cordeiros, de diversas formas, como no assado e na culinária”, afirma. Ele acrescenta que a feira também tem o objetivo de atrair o público urbano para o parque durante os dias de programação.
A 18ª Agrovino é promovida pela Abaco em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé. O evento tem patrocínio de Fundovinos, Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Sicredi, Senar e Paramount Têxteis, e conta com o apoio de Arco, Emater, Embrapa, Prefeitura de Bagé, New Life e do 3º Batalhão de Operações de Combate Mecanizado, unidade do Exército Brasileiro com sede em Bagé.




Comentários