Concurso O Melhor Assador do Universo esquenta a noite e a competitividade no Universo Pecuária
- Érika Ferraz

- há 1 hora
- 3 min de leitura

Em clima de confraternização e disputa acirrada, a programação da noite de 07 de novembro, na Arena da Carne do Universo Pecuária, em Lavras do Sul (RS), foi marcada pelo concurso “O Melhor Assador do Universo”. Seis trios representando entidades como Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae, Farsul, Sindicato Rural de Lavras do Sul, Senar e Cotrisul competiram pelo título.
Os participantes receberam três cortes de carne, entranha, vazio e paleta, e tiveram 30 minutos para acender o fogo e outros 30 minutos para preparar cada prato, sendo proibido auxílio externo durante a prova. O corpo de jurados contou com cinco avaliadores: Waguinho La Bella, representando o Universo Pecuária, o presidente Lucas Massimiliano, do Núcleo Hereford & Braford de Lavras do Sul (NHBLS), César Paim, representando a SIA, Felipe Azambuja, gerente executivo da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e João Vitor, jurado técnico representando Lavras do Sul.
Os critérios de avaliação incluíram apresentação, ponto da carne, sabor, suculência e acompanhamento. Conforme Felipe Azambuja, o importante era os participantes manterem a suculência da carne, entregar um corte no ponto certo. "Porque esse trabalho do produtor rural, da indústria, ele não pode ir por água baixo nas mãos do assador", comentou. Os cortes utilizados eram do programa Carne Certificada Hereford. "As pessoas que estão aqui conosco vão poder degustar essa carne, uma carne de extrema qualidade, de animais jovens que tem o controle de origem e todo um trabalho de know-how da associação e dos criadores das raças Hereford e Braford", reforçou Azambuja.
Durante a prova, dois momentos culturais abrilhantaram o evento: uma apresentação da Companhia de Danças de Lavras do Sul ao som de música tradicionalista gaúcha e o show de André Teixeira com gaita e violão, também no tema tradicionalista. A disputa foi acirrada. O primeiro lugar ficou com o trio Parceria Remates (206,667 pontos), representando a Farsul; segundo lugar, o trio Assado & Fernet (199,667 pontos), representando a Prefeitura de Lavras do Sul; e terceiro, o trio Cite 27 (194,667 pontos), da Cotrisul. O jurado César Paim, representando a SIA, comentou que “o trio campeão foi muito bem, se desempenhou de uma maneira realmente diferenciada, caprichando muito no ponto, tendo cuidado com o tempero da carne”. César acrescentou que a equipe esmerou-se na apresentação, pois trouxeram referências campeiras, valorizando a terra e a lida no campo.
Representado o trio vencedor, Roger Prestes, explicou a proposta da equipe: “a paleta por ser um corte mais rústico, a gente quis simular um pouco o que a gente vive lá na campanha, às vezes a gente precisa fazer uma lida na mangueira e precisa de um corte rápido, então a gente serviu a paleta com um pãozinho de casa assado com um fio de óleo ali por cima”, explicou, o agora nominado, o “Melhor Assador do Universo”.
A organização contou com o apoio de entidades como SN Parrillas, Ouro do Pampa – Carnes e Linguiças, com a ABHB, a NHBLS e Carne Certificada Hereford. O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.






Comentários