top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Conhecidos os vencedores da primeira Supercopa do Proprietário no Cavalo Crioulo


A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) premiou nesta terça-feira, 7 de setembro, os campeões da primeira edição da Supercopa do Proprietário nas categorias A e B. As provas ocorreram nos dias 6 e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A modalidade acompanha a evolução dos conjuntos do Freio do Proprietário, levando à pista os melhores classificados em cada categoria. Ao todo, 22 conjuntos realizaram as etapas de Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas, além da Mangueira e prova de Campo.


O coordenador da subcomissão do Freio do Proprietário, Fernando Gonzales, lembra que a Supercopa surgiu da amizade entre os participantes da modalidade. “Em tom de brincadeira, fazíamos um confronto fraterno entre amigos que haviam conquistado os primeiros lugares comparando as médias alcançadas. A partir dessas conversas, surgiu o embrião desta competição”, explica.


Nesta edição, Gonzales levou o primeiro e o quarto lugares na categoria A, com dois animais diferentes. “É um sonho, uma alegria imensurável”, afirmou. O vice-campeão, Ramiro Moura, reforçou a importância da amizade entre os participantes. “Foi fantástico, estou muito satisfeito”, disse, completando que correu com o cavalo que ganhou de presente justamente de Gonzales.


E a presença feminina também esteve no pódio. A jovem Julia Smaniotto, de 19 anos, que iniciou a carreira de ginete em 2019 no Freio Jovem, sendo Freio de Alpaca em 2020 no Freio do Proprietário. “Para mim é uma honra competir entre os melhores. Tenho 19 anos e entrei em pista com pessoas que competem há muito mais tempo que eu. Me preparei muito para hoje e estou feliz”, salientou.


As arquibancadas contaram ainda com a presença do governador Eduardo Leite. “É uma satisfação estar aqui. É uma oportunidade para que os proprietários nos apresentem suas próprias habilidades em uma raça que é uma marca, um símbolo do Rio Grande do Sul”, enfatizou.


Confira o resultado


Categoria A


1º - Fernando González com Data Venia Folclore

Média 13.662


2º - Ramiro Raposo de Moura com Estribeiro do Encanto

Média 12.291


3º - Guilherme Randazzo - Harmonia Xerife

Média 11.724


Categoria B


1º - Sandro Facco com Nippon do Pontal

Média 11.842


2º - Caio Schmitt com Piraí 1650

Média 11.706


3º - Julia Smaniotto com Un Regalo do Infinito

Média 10.938


Fotos: Leandro Vieira e Felipe Ulbrich/Divulgação

bottom of page