top of page

Fenovinos registra em Vacaria número recorde de animais participantes

  • Foto do escritor: Rejane Costa
    Rejane Costa
  • há 14 minutos
  • 2 min de leitura
Evento conheceu os grandes campeões nos julgamentos de classificação de 14 raças e também o novo município sede da próxima edição (Foto: Stéphany Franco/Divulgação)
Evento conheceu os grandes campeões nos julgamentos de classificação de 14 raças e também o novo município sede da próxima edição (Foto: Stéphany Franco/Divulgação)

A 37ª edição da Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos) encerra neste domingo, 4 de maio, registrando um número recorde na participação de exemplares de 14 raças. Foram, no total, 588 animais inscritos. Participaram dos julgamentos de classificação 514 ovinos, sendo 171 machos e 343 fêmeas, divididos entre as cinco pistas do Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria (RS). Com cinco dias de duração, entre a admissão até a saída dos animais, a feira contou com 121 expositores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), em parceria com o Sindicato e Associação Rural de Vacaria e a prefeitura local, entre outras entidades.


O presidente da Arco, Edemundo Gressler, destacou em sua avaliação do evento que ele foi criado há mais de 30 anos e tem como característica ser rotativo com o objetivo de fomentar e desenvolver a ovinocultura nos municípios gaúchos. Gressler falou, ainda, sobre a importância de se realizar um evento desta magnitude que é a Fenovinos. “Tivemos um encontro maravilhoso onde criadores de ovinos trouxeram para Vacaria o que tem de melhor de genética de ovinos. Foi mostrado o resultado do trabalho que o ovinocultor realizou durante todo o ano de 2024, como o investimento em reprodutores, tanto macho como fêmea, para o desenvolvimento da genética da sua propriedade”, enfatizou, ressaltando que a Fenovinos é uma exposição que tem também um olhar de acolhimento, de rever os amigos.


Um novo município sede para a 38ª edição da Fenovinos já foi anunciado. Com a retirada da candidatura de São Borja, o segundo município interessado foi escolhido. Esteio será a sede da Fenovinos de 2026, de 13 a 17 de maio, durante a Fenasul Expoleite. O vice-presidente Técnico da Federação das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), José Arthur Martins, comentou sobre as vantagens da realização do evento no Parque de Exposições Assis Brasil, além da inserção da Fenovinos no “guarda chuva” da Fenasul Expoleite. “Realizar um evento lá em Esteio traz uma redução de custos muito grande. Questões de logística, as próprias baias que sempre precisam ser levadas para o local onde seria feito. Alguns destes custos ja foram absorvidos”, argumentou. Também representou a Febrac, o vice-presidente de Eventos Cláudio De Sottomaior Filho.


O evento em Vacaria contou com uma série de atrações, como oficinas do Senar voltadas à sanidade animal, entre outras. Em relação aos julgamentos de classificação onde foram conhecidos os grandes campeões de cada raça, a listagem completa pode ser conferida no site da Arco em www.arcoovinos.com.br, na aba exposições e depois resultados.


*Colaborou Ieda Risco



コメント


bottom of page