top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Genômica estará presente na oferta do remate Guatambu e Caty


Reconhecidas pelo trabalho de melhoramento genético que realizam há décadas, a Estância Guatambu, de Dom Pedrito (RS), e a Agropecuária Caty, de Santana do Livramento (RS) realizam a partir das 13h do próximo dia 7 de outubro a 49ª edição de seu tradicional leilão. Em oferta no evento virtual estarão 450 exemplares das raças Hereford e Braford, sendo 250 terneiros, cem touros e cem novilhas.


Segundo o titular da Guatambu, Valter Pötter, a oferta que será colocada em pista no remate pode ser considerada a melhor de todos os tempos. “Atingimos um nível de qualidade alto e homogêneo, todos os animais que vão à venda têm DEP Genômica para as características de produção e também para índice de felicidade ao parto e para resistência a o carrapato. São exemplares de ponta das duas estâncias”, observa.


Valter também salienta a oferta de fêmeas que a Guatambu vai colocar em pista, com fêmeas jovens, de um e dois anos e algumas de três anos. “E também de forma inédita colocaremos em pista cinco fêmeas escolhidas do plantel candidatas a doadoras. Outra questão importante é que igual ao ano passado nós colocaremos terneiros em pista, castrados, das raças Braford e Hereford. Serão 250 animais, cinco lotes de 50, no início do remate para aquecer a pista e dar uma referência da produção dos touros”. Acrescenta ainda que as estâncias trabalham muito forte com produção de animais para abate, pois isso é importante porque dá um respaldo de seleção.


Para um dos proprietários da Caty, Bernardo Pötter, a expectativa é a melhor possível devido ao fato de que o valor genético dos animais é muito alto. “Todos os animais selecionados para o remate tem avaliações genéticas excelentes e agora, acrescida da informação genômica, elas nos dão mais segurança em comercializar os animais, recomendar para os produtores, pois a acurácia das informações é muito mais alta”, informa.


Bernardo reforça que são animais da ponta das propriedades, com altíssimo potencial genético, pois o produtor está em busca de animais de alto desempenho a pasto que é o que dá rentabilidade ao produtor. “E isso nossos reprodutores, tanto machos quanto as fêmeas, passam adiante. O que nos dá confiança disso, além das tradicionais avaliações genéticas, é a genômica”, pontua.


Foto: Gustavo Rafael/Divulgação

bottom of page