Granja da região das Missões leva três campeonatos em julgamento do gado Holandês
- Artur Chagas
- há 3 horas
- 2 min de leitura

A Granja Garzella, de Catuípe (RS), foi a grande vencedora do concurso do Gado Leiteiro, nas categorias Vaca Jovem e Vacas 4 Anos, 5 Anos e Adulta neste sábado, 17 de maio. A pista do Gado Leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS) recebeu mais de 140 vacas da raça Holandesa, provenientes de 17 expositores de diversas regiões do Estado. O evento fez parte da programação da 18ª Fenasul e 45ª Expoleite.
A vaca Garzella 461 Catia Delta-Lambda venceu nas categorias Vaca Jovem, Campeonato 3 Anos Júnior com nascidos entre 1º de março de 2022 e 31 de agosto de 2022, e também ganhou os títulos de Grande Campeã e Vaca Suprema. O criador e Expositor Gelson Garzella, ficou feliz e emocionado. “É uma emoção muito grande você chegar até aqui e fazer a Grande Campeã. É muita coisa envolvida, família em casa assistindo, mas que não pode estar aqui. Agradecemos e dedicamos esse campeonato para os familiares, funcionários que estão lá tocando a granja, o pessoal que me ajudou aqui, o cabanheiro, o tratador”, descreveu.
O jurado da raça Holandesa, Fábio Fogaça, ressaltou a excelente qualidade dos exemplares apresentados em pista. “Tivemos mais uma vez uma edição representativa aqui da Fenasul Expoleite, e consegui testemunhar agora o excelente padrão das vacas holandesas de 30 anos para cá”, comparou. Fogaça também referiu o ótimo padrão de produção conquistado a partir do trabalho dos produtores ao longo dos anos. “Em particular, a gente pode resumir isso quando falamos da Vaca Suprema. Suprema significa a melhor entre as grandes campeãs das raças leiteiras E a nossa avaliação para eleger essa Vaca Suprema depende de como ela se destaca dentro da raça, não somente aqui, mas que se destacaria em qualquer outro grande evento no país”, explicou.
Já o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, revelou estar emocionado com tudo o que viu desde o início dos julgamentos. “Depois que a gente faz esses campeonatos a emoção é evidente. E nós vimos com os nossos próprios olhos, também quem esteve aqui ou que acompanhou pela internet, animais estupendos”, afirmou. Tang ressaltou que quem faz isso são os criadores, “lá na propriedade, da porteira para dentro”. “Eles estão de parabéns. Não preciso repetir esta qualidade apresentada pelos colegas criadores, a qualidade mostrada de sistema mamário e de conformação desses animais e que deleitaram público e jurados”, concluiu.
Comments