top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Jaguarão celebra 40 anos do Freio de Ouro com Passaporte


O último final de semana de maio contará com evento especial da raça crioula em Jaguarão (RS). Com mais de 60 animais inscritos, a Passaporte Jaguarão irá celebrar os 40 anos do Freio de Ouro com provas que irão selecionar os melhores conjuntos para disputarem a grande final do ciclo, que se realizará durante a Expointer 2022, em Esteio (RS). As provas iniciam na sexta-feira, dia 27 de maio e encerram no sábado, dia 28, com a entrega de prêmios.


A organização do evento é do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão que preparou uma celebração especial. Conforme o presidente do núcleo, Daniel Jaeger, nomes significativos da história dos movimentos funcionais e do Freio de Ouro estarão reunidos. “No sábado, será lançado o projeto do livro de Tunico Fagundes, de Uruguaiana, e que conta a história do Freio de Ouro. Ele participou do começo do movimento, na década de 40, e o livro será lançado durante a Expointer”, relatou. Também será inaugurado um espaço para celebrar o chamado Rincão da Égua. “Será um caramanchão representando o local onde ficavam os acampamentos dos criadores, onde iniciaram as discussões sobre provas e regulamentos do que hoje é o Freio de Ouro”, conta o criador.


O núcleo de Jaguarão também fará uma homenagem a Oswaldo Dornelles Pons, da Cabanha Tupambaé, proprietário de Itaí Tupambaé, que venceu o primeiro Freio de Ouro montado pelo Ginete do Século, Vilson Souza. “Decidimos por escolher um criador que simbolize todos aqueles de fora de Jaguarão que participaram dos primeiros movimentos funcionais”, explicou Daniel Jaeger.


Ainda dentro das atividades alusivas aos 40 anos do Freio de Ouro, na sexta-feira, 27 de maio, a partir das 19h, irá ao ar a primeira live da websérie "Herança & Memórias", organizada pela ABCCC e que contará um pouco sobre a história da formação e do crescimento das provas de seleção da Raça Crioula: o Freio de Ouro, a Morfologia e a Marcha e Resistência. A série, transmitida pelo canal da entidade no YouTube, diretamente de Jaguarão, surge com a proposta de contar e reviver estes momentos, reunindo pessoas que ajudaram a construir esse patrimônio histórico não só nas pistas e arquibancadas, mas também aqueles que fomentam a raça fora dos palcos de competição.


Sobre a Passaporte, o dirigente disse que a prova deverá contar com 60 animais inscritos. Com isso, serão passaporteados quatro machos e quatro fêmeas. O jurado escolhido foi Thiago Schilling de Ávila. O técnico responsável pelas avaliações será Luciano Correa Passos.


Confira a programação


27 de Maio de 2022 (Sexta-feira)

9h - Concentração de Machos

11h até 14h45 - admissão do Passaporte

15h - Passaporte (Incentivo, Potranco Menor e Maior)

18h - Confraternização no Núcleo


28 de Maio de 2022 (Sábado)

8h30 - Continuidade do Passaporte

12h - Almoço no Núcleo

13h30 -Continuidade do Passaporte

18h30 - Confraternização no Núcleo:

Entrega de Prêmios

Lançamento do projeto do livro de Tunico Fagundes

Celebração dos 40 anos do Freio de Ouro

Shows


Foto: Leandro Vieira/Divulgação

bottom of page