top of page

Jovem Apresentador envolve crianças em contato com a raça Holandesa na Expointer

  • Foto do escritor: Nestor Tipa Júnior
    Nestor Tipa Júnior
  • 7 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Gadolando promoveu atividade na pista do Gado Leiteiro com foco em sucessão familiar e integração campo-cidade (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)
Gadolando promoveu atividade na pista do Gado Leiteiro com foco em sucessão familiar e integração campo-cidade (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) realizou neste sábado, 6 de setembro, o Concurso Jovem Apresentador, na pista do Gado Leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, dentro da programação da 48ª Expointer. A atividade foi dividida em duas categorias, para crianças de 0 a 7 anos e de 7 a 14 anos, reunindo jovens em um momento de aprendizado e aproximação com os animais.


O presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou o espírito da iniciativa. “Não tem ganhador ou perdedor. O que buscamos é harmonia entre animal e apresentador, com bem-estar animal e a interação entre campo e cidade. Nada mais ilustrativo do que a inocência das crianças para mostrar essa ligação. Muitos jovens que hoje trabalham no campo começaram assim, ainda pequenos, despertando o gosto pela atividade”, ressaltou.


Já o presidente do Conselho Técnico da Gadolando, Rubimar Franco, reforçou a importância da experiência para o futuro da atividade. “Trabalhamos para que as crianças das propriedades tenham amor pelo que fazem e deem continuidade à sucessão familiar. Também buscamos aproximar crianças do meio urbano, para que conheçam a raça Holandesa, se interessem pelo setor e compreendam o valor do leite do dia a dia”, afirmou.


Após as apresentações, as crianças vindas do meio urbano também puderam vivenciar a experiência, conduzindo as terneiras na pista e fortalecendo a integração entre cidade e campo.



Comentários


bottom of page