top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Passaporte em Ponta Grossa garante mais oito exemplares para a Expointer


Desde o dia 22 de junho, no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, 66 animais entraram em pista, admitidos por Rafael Fagundes Sant’anna, para a Morfologia Passaporte realizada pelo Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos. Com oito vagas garantidas para a Morfologia da Expointer, a prova foi a penúltima seletiva realizada no ciclo de 2022. Avaliada pelo jurado Vinícius Guedes Freitas, Ponteiro da Vendramin garantiu o Grande Campeonato na categoria Machos e, na categoria Fêmeas, Odalisca-TE recebeu a faixa de Grande Campeã e também de Melhor Exemplar da Raça.


Em um julgamento que teve a presença de exemplares de peso, a pista de Ponta Grossa proporcionou uma disputa acirrada entre as categorias. Para o jurado Vinícius Guedes Freitas, a decisão dos passaporteados se deu pelos detalhes. “As fêmeas andaram muito bem em pista e, com certeza, são belos exemplares que que irão para a Morfologia da Expointer. Nos machos teve muito selo racial e cavalos que representam muito bem a raça Crioula”, concluiu o jurado.


A categoria fêmeas, marcada por bons exemplares, trouxe a presença de uma égua que já performou nas pistas da Morfologia da Expoínter e que hoje também levou para casa, além da faixa de Campeã Égua Adulta, o título de Melhor Exemplar da Raça na exposição. Muito leve e muito aprumada, o jurado destaca os “bons andares que fizeram com que ela se sobressaísse entre as demais. E, além disso, uma exemplar com muita feminilidade e selo racial”, declarou Vinícius Guedes Freitas. Foram por esses conjuntos de qualidades que RE Odalisca-TE - criada e exposta por Evaldo Francisco da Rosa, da Estância Liberdade, município de Rolante (RS), puxou a fila da categoria.


Na fileira dos machos o maior destaque que marcou a categoria foi a leveza dos andares, tanto nos exemplares encilhados ou conduzidos pela pista. Na liderança, com uma das melhores andaduras da Passaporte, Ponteiro da Vendramin, Grande Campeão e Campeão Cavalo Menor, garantiu sua vaga para a final. Para o jurado, o cavalo “possui uma boa cabeça, de pescoço leve, lombo firme, garupa linda. Um exemplar muito bem aprumado e que possui plenas condições de se destacar em Esteio”, finalizou. Criado e exposto por Aldo Vendramin, da Estância Vendramin, de Palmeira (PR), ele também já esteve presente na Morfologia da Expointer do ciclo 2021.

Confira o resultado


FÊMEAS


Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã

RE ODALISCA-TE

Criador: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Estabelecimento: EST NCIA LIBERDADE, Rolante (RS)


Reservada Grande Campeã

PEROLA DO RIBEIRÃO BONITO

Criador: ARISON JUNG, Expositor: ARISON JUNG, Estabelecimento: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, Guarapuava (PR)


Terceira Melhor Fêmea

HIERARCA DA ANTUÉRPIA

Criador: CICERO MARTELLI/LUIZ ALEXANDRE CORDEIRO, Expositor: CICERO MARTELLI/LUIZ ALEXANDRE CORDEIRO, Estabelecimento: CABANHA ANTUÉRPIA, Lapa (PR)


Quarta Melhor Fêmea

JUSTA CAUSA DA VENDRAMIN-TE

Criador: ALDO VENDRAMIN, Expositor: ALDO VENDRAMIN, Estabelecimento: EST NCIA VENDRAMIN, Palmeira (PR)


MACHOS


Grande Campeão

PONTEIRO DA VENDRAMIN

Criador: ALDO VENDRAMIN, Expositor: ALDO VENDRAMIN, Estabelecimento: EST NCIA VENDRAMIN, Palmeira (PR)


Reservado Grande Campeão

BELLE PISTERO

Criador: ELIZABETH LEMANSKI, Expositor: ELIZABETH LEMANSKI, Estabelecimento: FAZENDA PARAÍSO, Balsa Nova (PR)


Terceiro Melhor Macho

RAMON 261 DOZE BRAÇAS

Criador: GER ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A, Expositor: GUILHERME SAMPAIO PISSETTI E JULIO CESAR PISSETTI, Estabelecimento: CABANHA TOPO DA SERRA, Balsa Nova (PR)


Quarto Melhor Macho

XASQUE DO RECANTO CRIOULO-TE

Criador: ADELMO HESS, Expositor: ADELMO HESS, Estabelecimento: EST NCIA TRÊS COXILHAS, Barra Velha (SC)


Fotos: Daymon Grocheviski/Divulgação

bottom of page