top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Qualidade dos oito Cavalos Crioulos selecionados em Lages impressiona jurado


Não somente eventos seletivos de animais representativos dentro da raça são os Eventos do Cavalo Crioulo, são histórias e vidas de criadores, cabanheiros, integrantes de Núcleos, jurados, animais, e todos aqueles que participam dentro e fora de pista, para preparar e participar de cada momento, que são marcadas. A prova disso, aconteceu no tradicional e cheio de história Parque Conta Dinheiro, em Lages, em Santa Catarina, entre os dias 17 a 20 de maio, onde após cinco anos, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense recebe novamente o Passaporte Morfológico, com presença de 65 animais inscritos – 49 marcados e 16 na Exposição Categoria Incentivo – buscando uma vaga na Final Morfológica durante a Expointer 2023.


Reencontros aconteceram também em pista, com um filme passando em sua cabeça, o jurado titular Francisco Martins Bastos Sobrinho, abriu seus trabalhos e comentários das filas, relembrando uma passagem na pista de julgamento: “Agradeço primeiramente a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), por oportunizar meu retorno em pistas, após cinco anos sem julgar, é com imensa felicidade que adentro essa pista. Além disso, aqui é um local marcante em minha trajetória de mais de vinte anos de jurado, onde tive a oportunidade na ocasião de realizar meu primeiro julgamento, durante a Exposição de Primavera, um orgulho muito grande estar aqui”, destaca ele. Seu auxiliar, Julio Cesar Hax, também foi destacado: “Quero agradecer também ao meu colega de trabalho em pista, Julio Cesar Hax, que foi mais que que um jurado auxiliar, foi um profissional que pude trocar experiências, me ajudou e também permitiu que fizéssemos o melhor julgamento dentro dessa pista”, enfatizou Chico.


Em uma pista pesada e marcada pela presença expressiva de Potrancas Menores, no Campeonato Fêmeas, ela roubou atenção dos jurados desde o primeiro momento que pisou em pista, Cara Pampa da Bézinha, foi só elogios: "Desde que entrou em pista me impressionou! A potranca mala cara, preenche muito o que buscamos dentro da raça, que é um cavalo de sela, e ela cumpriu lindamente seus andares. Uma potranca profunda, muito equilibrada”, comentou o jurado sobre a ordenação da Categoria e Campeonato Potranca Menor. “Optei pela colorada mala cara desde o primeiro dia pela maneira que ela encara a pista, a profundidade de tórax, sua paleta, garrões bem angulados, linda linha de cima”, enfatiza o jurado no Grande Campeonato, conquistado por Cara Pampa, que também foi escolhida como Melhor Exemplar da Raça. Criada e exposta por Paulo Roberto Borges Silveira, da Fazenda da Bézinha, de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, a colorada bragada salga esquerdo é uma filha de Xeque Mate da Boa Vista e Noz Moscada da Bézinha.


Puxando a fila na Categoria Machos, o Grande Campeão do Passaporte de Lages, foi KT Horácio - TE, um filho de AS Malke Sedutor - TE e KT Trinca, criado e exposto por Alfredo, Guilherme e Diego Tellechea, Cabanha KT, de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Assim como nas fêmeas, o potrilho impressionou ao jurado, que destacou seus pontos principais: “Extremamente equilibrado, um potranco moderno, forte, muito bem composto, boa cabeça, bom tórax, um potrilho que tem facilidade em caminhar, extremamente nobre”.


Um evento lindo, marcado por reencontros, e pensado em receber bem as pessoas, foi esse o intuito almejado e alcançado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense, como enfatizado pelo presidente Marcio Ávila, “Estamos muito felizes, agradecemos a confiança da ABCCC em nos permitir sediar esse passaporte, para receber os amigos, cabanheiros, criadores, em um evento rico de amizade, nível e qualidade dos animais impressionantes, que com certeza representarão muito bem a Final Morfológica na Expointer, o trabalho dos jurados foi impecável, e nos do Núcleo já estamos ansioso pelo próximo evento”, finaliza o presidente.

Confira o resultado


FÊMEAS


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

CARA PAMPA DA BÉZINHA

Criador: PAULO ROBERTO BORGES SILVEIRA Expositor: PAULO ROBERTO BORGES SILVEIRA Estabelecimento: FAZENDA DA BÉZINHA, Bom Jesus (RS)


Reservada Grande Campeã

JORNADA DO FUNDO DA SERRA

Criador: CRISTIANO SOUZA DA ROSA Expositor: CRISTIANO SOUZA DA ROSA Estabelecimento: CABANHA FUNDO DA SERRA, São Joaquim (SC)


Terceira Melhor Fêmea

SUIÁ DA SÃO JOÃO DO BURITY

Criador: ALEXANDRE ALVADI DI DOMENICO Expositor: ALEXANDRE ALVADI DI DOMENICO Estabelecimento: FAZENDA SÃO JOÃO DA BURITY, Campos Novos (SC)


Quarta Melhor Fêmea

EUFORIA DE QUARACI

Criador: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES Expositor: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES Estabelecimento: CABANHA QUARACI, Santa Cruz Do Sul (RS)


MACHOS


Grande Campeão

KT HORACIO-TE

Criador: ALFREDO,GUILHERME E DIEGO TELLECHEA Expositor: ALFREDO,GUILHERME E DIEGO TELLECHEA Estabelecimento: CABANHA KT, Uruguaiana (RS)


Reservado Grande Campeão

GAP ORIGINAL

Criador: Expositor: PARCERIA GAP GENÉTICA


Terceiro Melhor Macho

QUATRO TENTOS 2096 MAUFER-TE

Criador: FERNANDO LAMPERT WEIAND Expositor: FERNANDO LAMPERT WEIAND Estabelecimento: CABANHA MAUFER, Cruzeiro Do Sul (RS)


Quarto Melhor Macho

LEVIATÃ 81 NOMBRADO

Criador: GABRIELA ZANCANARO TONET Expositor: GABRIELA ZANCANARO TONET Estabelecimento: CABANHA DA FIGUEIRA, Panambi (RS)


Fotos: João Morais/Divulgação

Comentários


bottom of page