top of page

Raça Holandesa contabiliza 44% de aumento nos inscritos para a Expointer

  • Foto do escritor: Ieda Risco
    Ieda Risco
  • há 5 dias
  • 1 min de leitura
Segundo a Gadolando, serão 174 animais da variedade preta e branca e 32 da vermelha e branca na feira este ano (Foto: JM Alvarenga/Divulgação)
Segundo a Gadolando, serão 174 animais da variedade preta e branca e 32 da vermelha e branca na feira este ano (Foto: JM Alvarenga/Divulgação)

A participação da raça Holandesa na Expointer 2025 será marcada por um crescimento expressivo. Serão 206 animais inscritos, contra 143 na edição anterior, o que representa um avanço de 44%. O número de expositores também subiu: 24 criadores de 20 municípios confirmaram presença no Pavilhão do Gado Leiteiro. Os números foram confirmados pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).


Para o presidente da entidade, Marcos Tang, os dados refletem o comprometimento dos produtores com o aprimoramento constante de conhecimento de genética de ponta. “Quando temos na nossa Gadolando, 24 criadores inscrevendo seus animais de 20 municípios, totalizando 206 animais inscritos, percebemos que o produtor, mesmo com as dificuldades dos últimos cinco anos, como secas, enchentes e renegociações, consegue estar presente na Expointer. Isso mostra que, mesmo em tempos difíceis, ele sabe que precisa evoluir com sua genética”, destaca.


Tang também agradece a confiança dos criadores e reforça o papel do setor em meio às adversidades. “Apesar de tudo estar nebuloso, o produtor de leite é forte, resiliente e sempre tem esperança”, acrescenta.


Do total previsto para esta edição, 174 animais são da variedade preta e branca e 32 da vermelha e branca. Em 2024, foram inscritos exemplares da raça Holandesa de 17 expositores.



Comentários


bottom of page