top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Seleção de cavalos de pelagem manchada mostra evolução ao longo dos anos

Atualizado: 23 de jan. de 2022


Cada vez mais os animais de pelagens manchadas (tobianas, oveiras e bragadas) caem no gosto dos criadores da raça Crioula que vem se dedicando à seleção com mais rigor. Com isso, os exemplares ganham valorização no mercado. A avaliação é do criador Álvaro Dumoncel, que será o responsável pelo julgamento deste ano do Mancha Crioula, evento organizado pela Trajano Silva Remates e que ocorre de 10 a 12 de fevereiro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


Conforme o jurado, os exemplares de pelagens manchadas vieram para embelezar cada vez mais a raça, ganhando uma seleção mais pontual. Dumoncel lembra também que há um grande percentual de adeptos a estes animais, o que comercialmente é muito importante. “O cavalo manchado tem uma liquidez até maior que outras pelagens e com uma valorização muito grande. É uma seleção que veio para ficar e cada vez mais para crescer”, destaca.


Para o especialista, o Mancha Crioula é uma exposição muito bonita e muito bem organizada, com grande sucesso em todas as suas edições. Além disso, Dumoncel se diz honrado pelo convite de ser o avaliador desta edição da exposição. “É uma honra julgar estes animais, que devem entrar em pista com alta competitividade e alto padrão”, comenta.


Esta é a 10ª edição da Exposição e 19ª edição do leilão. O remate ocorrerá na sexta-feira, dia 11 fevereiro, e os julgamentos serão no sábado, 12 de fevereiro, ambos com transmissão pela TrajanoWeb no YouTube. As inscrições estão abertas. Informações podem ser obtidas no site da Trajano Silva Remates no endereço www.trajanosilva.com.br.


Foto: Fagner Almeida/Divulgação


bottom of page