Seminário Sala Verde volta ao presencial e debate sustentabilidade e ações práticas ligadas aos ODS
- Rejane Costa
- há 1 dia
- 2 min de leitura

A educação ambiental e sua importância para um mundo sustentável estarão novamente em evidência no Seminário de Educação Ambiental Sala Verde Padre Amstad, que chega à sua sétima edição. O evento, uma iniciativa da Cooperativa Educredi, organizado pela Apoena Socioambiental, ocorrerá no dia 17 de setembro, das 8h às 16h30min, no auditório da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (RS).
O diretor-presidente da Educredi, Elson Geraldo De Sena Costa, informa que, após momentos difíceis como a pandemia e as enchentes, o seminário retorna no formato presencial. Ele destaca que a Sala Verde Padre Amstad tem o objetivo de discutir assuntos relevantes relacionados à educação ambiental. O tema deste ano é “Educação para a Sustentabilidade: Adaptação, Resiliência e Ações Práticas alinhadas aos ODS”. O evento se aprofundará na importância de construir um futuro mais sustentável por meio da educação ambiental.
De acordo com Costa, a Sala Verde tem o propósito de ampliar as discussões em torno da questão ambiental. “Nós temos que pensar as nossas ações diante do aumento geométrico da população. Então, a sustentabilidade tem que estar acima de qualquer projeto econômico neste contexto global. Ser sustentável é estabelecer critérios de continuidade de vida, com a garantia de que o planeta seja um lugar para todos e para toda a vida”, enfatiza.
O seminário também poderá ser acompanhado de forma on-line, com o objetivo de ampliar o número de pessoas com acesso às palestras que farão parte da programação. A participação é gratuita e com certificação. Inscrições disponíveis no link: https://l1nk.dev/Yesyp. O evento conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.
Programação completa:
8h – Credenciamento e coffee de boas-vindas
8h30min – Abertura oficial com o presidente da Cooperativa Educredi, Elson Geraldo De Sena Costa, e os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti, e de Educação, Simone Daise Schneider, de Novo Hamburgo
8h45min – Apresentação cultural: Coral Catavida Coolabore
9h – Palestra: “Educação para a Sustentabilidade: Adaptação, Resiliência e Ações Práticas alinhadas aos ODS”, com a Dra. Sandra Grohe
10h30min – Cases de sucesso em educação ambiental (alinhados aos ODS) – Mediação: Ana Carolina Dutra da Silva
11h30min – Intervalo para almoço
13h30min – Palestra: “Por uma Educação Lixo Zero”, com a Dra. Daiana Schwengber
14h30min – Palestra: “Gestão de Resíduos Solidária”, com as cooperativas Univale e Coolabore
15h – Intervalo
15h15min – Cases de escolas Lixo Zero: EMEF Olímpio Vianna Albrecht e ETA Viamão – Mediação: Fernanda Gewehr
16h – Exibição do documentário “Lixo se transforma”, com Gustavo Rubert
16h30min – Encerramento
Comentários