top of page

Universo Pecuária abre edição com debate sobre o papel da pecuária na economia verde

  • Foto do escritor: Nestor Tipa Júnior
    Nestor Tipa Júnior
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura

Fórum de abertura do evento em Lavras do Sul (RS) reunirá lideranças para discutir o papel da pecuária gaúcha diante às soluções climáticas (Foto: Lucas Vieira/Divulgação)
Fórum de abertura do evento em Lavras do Sul (RS) reunirá lideranças para discutir o papel da pecuária gaúcha diante às soluções climáticas (Foto: Lucas Vieira/Divulgação)

O 3º Fórum de Pecuária Sustentável e Mudança Climática marcará, em 5 de novembro, a abertura oficial do Universo Pecuária – Futuro, Negócios e Sustentabilidade, em Lavras do Sul (RS). Em sua terceira edição, o encontro reafirma um dos principais propósitos da feira: evidenciar a pecuária como atividade capaz de atender simultaneamente às demandas econômicas e ambientais no contexto gaúcho.


A programação será aberta pelo produtor rural, ex-secretário estadual da Agricultura e presidente eleito da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) para o próximo triênio, Domingos Velho Lopes, com a palestra “Oportunidades e desafios da agropecuária gaúcha no cenário global”. Em seguida, o consultor em agronegócios e diretor-geral do Universo Pecuária, Davi Teixeira, apresentará a palestra “A pecuária como solução para as crises agrícola e climática do Rio Grande do Sul”.


Na sequência, haverá debate com as convidadas Ana Doralina Menezes e Antonia Scalzilli, respectivamente presidentes da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e do Instituto Desenvolve Pecuária, abordando experiências e perspectivas sobre sustentabilidade no setor.


O Fórum será encerrado com a solenidade de abertura oficial do 3º Universo Pecuária, que neste ano tem como temática central “A carne vermelha na economia verde”, reforçando a importância da atividade como protagonista nas práticas de sustentabilidade e mitigação climática.


Segundo Davi Teixeira, o encontro reforça o papel do evento em conectar produção e conservação. “Estamos com grande expectativa para o terceiro Fórum de Pecuária Sustentável e Mudança Climática, porque ele traduz exatamente um dos propósitos do Universo Pecuária: conectar a produção primária às demandas globais por clima e meio ambiente. A temática da carne vermelha na economia verde reforça as oportunidades que a pecuária oferece para ser compreendida como solução para as questões climáticas e de emissões, sobretudo pelo sequestro e estoque de carbono no solo, que atua como um grande filtro natural”, destaca.


Para Domingos Velho Lopes, o Fórum é um espaço essencial para ampliar o entendimento sobre o papel da pecuária na sustentabilidade global. “O Fórum será uma oportunidade de mostrar a relevância da agricultura, da pecuária e da silvicultura na consolidação de um modelo de produção sustentável, alinhado às diretrizes internacionais da ONU e da FAO. O bom entendimento sobre sequestro de carbono, aquecimento global e práticas agronômicas e veterinárias adequadas é essencial para o crescimento sustentável da atividade produtiva e da pecuária gaúcha”, afirma o presidente eleito da Farsul.


O Fórum de Pecuária Sustentável e Mudança Climática ocorre a partir das 9h, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul, abrindo oficialmente a programação do 3º Universo Pecuária – Futuro, Negócios e Sustentabilidade, que ocorre entre os dias 5 e 8 de novembro. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.



bottom of page