top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Uruguai classifica oito exemplares para o Freio de Ouro 2023


Foram quatro dias de disputas em busca do pódio e, mais do que isso, foram quatro dias para pôr à prova toda sua conformação, funcionalidade e aptidão vaqueira, as quais chancelam o exemplar para a última e principal fase: o Freio de Ouro. Entre os dias 10 a 14 de maio a pista do Parque Rural Del Prado, em Montevidéu, Uruguai, foi palco da Classificatória ao Freio de Ouro 2023, com disputas que reuniram 18 Fêmeas e 14 Machos em busca das oito vagas para a maior final funcional da raça, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que acontecerá durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Com a presença de animais e ginetes brasileiros, a prova também revelou mais três concorrentes inéditos na disputa.


Assumindo a liderança desde o início das etapas funcionais, Jugada de Santa Márcia perpetuou no topo até o fim da disputa na categoria Fêmeas. Guiada pelo ginete Freio de Ouro, Gabriel Viola Marty, a égua alcançou 20,803 pontos de média, e surpreendeu positivamente aqueles que torceram por sua vitória. Para Flávio Piegas Martini, criador, e Jorge Holtz, expositor, ela já vinha demonstrando muita funcionalidade e isso foi provado em pista nestes quatro dias de disputa. "Trabalhamos ela desde muito cedo, e sempre se mostrou muito bem em pista. Foi uma aposta que fizemos desde que vimos ela ao pé da mãe e parece que ela mesma quer mostrar toda sua potência. Agora é só manter o treinamento até a final do Freio", finalizou o criador. Jugada de Santa Márcia é filha de Basco Veneno e Fiesta Gaúcha.


De uma potência vaqueira já conhecida tanto no Brasil quanto no exterior, a categoria Machos também contou com um líder pleno desde a primeira etapa funcional. Finalizando a Classificatória com 20,831 pontos de média, Campana Echo a Mano vem galgando uma forte campanha rumo à final do Freio de Ouro 2023. Sob a condução de Tomaz Gonçalves, o filho de Triunfo do Puruña e Campana Ana Terra foi criado por Mário Móglia Suñe e foi exposto por André Rodigheri. Somando troféus e títulos já conquistados durante sua trajetória, Campana é um cavalo de temperamento firme e que já possuía um treinamento forte. Para Thomaz, ele é…"um cavalo gigante, muito bem treinado e com vários títulos, então fiquei concentrado em validar alguns processos de treinamento, incluindo o meu jeito meio à tantas qualidades que ele já possui. Em pista funcionamos como duas engrenagens e poder correr com ele é uma satisfação enorme" afirmou o ginete.


Quem avaliou essa Classificatória foi o trio de jurados brasileiros composto por José Francisco Pereira Moura, Eduardo Móglia Suñe e Luiz Alberto Martins Bastos. Para José Francisco, a Classificatória uruguaia contou com um excelente nível inicial, mas foi com o gado que surgiram os melhores conjuntos. "Quando a prova inseriu o bovino, pudemos comprovar o excelente nível da classificatória. Os quatro animais que garantiram a vaga ficaram muito bem representados e tenho certeza que vão ter lugar de destaque no Brasil. Tivemos um gado de muita qualidade, o que proporcionou aos conjuntos a realização de bons movimentos. Outro ponto é o ingresso de três novos ginetes que irão disputar o seu primeiro Freio de Ouro. Isso é resultado de um trabalho muito bem elaborado pela associação, a qual dá total suporte para novos ginetes", assentiu o jurado.


Além da semifinal do Freio de Ouro, a programação contou com a disputa da Copa VW e Morfologia ExpoOtoño. Todas as atividades foram transmitidas ao vivo pelo Youtube da SCCCU e podem ser conferidas no canal do mesmo.

Confira o resultado


FÊMEAS


1º lugar

JUGADA DE SANTA MARCIA

CRIADOR: FLAVIO V. PIEGAS MARTINI

EXPOSITOR: JORGE HOLTZ

GINETE: GABRIEL MARTY

MÉDIA FINAL 20,803


2º lugar

JARARACA CALA BASSA

CRIADOR: MARCELO REZENDE MOGLIA

EXPOSITOR: MARCELO REZENDE MOGLIA

GINETE: FRANCISCO MOGLIA

MÉDIA FINAL: 18,881


3º lugar

GANDARA SALVAJE

CRIADOR: ANASTASIO GAMARRA

EXPOSITOR: ANASTASIO GAMARRA

GINETE: ALMEIDA, BRUNO

MÉDIA FINAL: 18,624


4º lugar

TAPE ILUSION II

CRIADOR: ROBERTO J. MAILHOS

EXPOSITOR: EDUARDO BLENGIO COLUCCHI

GINETE: LUCAS BLENGIO

MÉDIA FINAL: 18,096


MACHOS


1º lugar

CAMPANA ECHO A MANO

CRIADOR: MÁRIO MOGLIA SUÑE

EXPOSITOR: ANDRÉ RODIGHERI

GINETE: TOMAZ GONÇALVES

MÉDIA FINAL: 20,831


2ª lugar

FEDERAL CHE AMIGO

CRIADOR: LYRINEL S.A

EXPOSITOR: LYRINEL S.A

GINETE: SEBASTIAN NIEVES

MÉDIA FINAL: 19,430


3º lugar

MANOJO LAS PIEDRITAS

CRIADOR: LAS PIEDRITAS

EXPOSITOR: LAS PIEDRITAS Y CARLOS LOWE

GINETE: DIEGO FRANCOIS

MÉDIA FINAL: 19,232


4º lugar

JAGUEL RIENDERO

CRIADOR: GREEN BELT S.A.

EXPOSITOR: GREEN BELT S.A.

GINETE: RICARDO WREGE

MÉDIA FINAL: 19,014


Fotos: Fagner Almeida/Divulgação

Comments


bottom of page