top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Uruguai classifica sete conjuntos para a final do Freio de Ouro


A força uruguaia apresentou seus novos candidatos ao título máximo da raça Crioula no final da manhã deste domingo (18). Depois de quatro dias de provas, que iniciaram no dia 15 (quinta-feira), a Classificatória ao Freio de Ouro promovida pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay definiu mais 7 conjuntos (4 fêmeas e 3 machos) com vaga garantida na decisão de 2021, realizada no Brasil. A etapa, pelo segundo ano consecutivo, foi realizada na cidade de Salto.


Destaque entre as Fêmeas, Irmazita Cala Bassa também se sobressaiu ao sustentar a liderança do início ao fim, já que marcou presença na primeira colocação desde a etapa morfológica. Além disso, a égua propriedade de Nicolas O’Brien Fernandez alcançou a maior nota de toda a semifinal: 20,319, com a montaria do ginete Juan Pablo Gonzalez. Irmazita é sangue de Quebracho da Boa Vista na mãe Diestra Cala Bassa.

Na outra categoria, a dos Machos, houve alternância de posições no decorrer da classificatória, mas quem acabou ficando no topo do pódio foi Indio Varigui Del Chamame, com 19,282 de média final. O cavalo, que carrega a genética de Índio do Boeiro e Luna Llena del Chamamé, foi conduzido em pista pelo próprio expositor (e ginete), Juan Jose Castrillon. Ocorrendo sem público e cumprindo os protocolos necessários no enfrentamento à Covid-19, a Classificatória ao Freio de Ouro do Uruguai teve a participação de 26 animais, sendo 18 fêmeas e oito machos. O trio de jurados foi composto por Felipe Malfatto, Rouget Gigena Wrege e Sebastian Nieves.


No ano passado os uruguaios marcaram presença expressiva na disputa e nos pódios do Freio de Ouro, destacando animais trazidos por expositores do país vizinho, como Colibri Matrero (Ouro nos Machos), Jaguel Nueve Lunas (Bronze nas Fêmeas) e Poral Calandria (Alpaca nas Fêmeas). Fruto do crescimento constante do país na profissionalização e evolução da prova. Isso, inclusive, também foi notado na semifinal de 2021. “Se vê um entusiasmo e um avanço espetacular na qualidade dos ginetes aqui no Uruguai. Muito lindo o trabalho que a Associação está fazendo de formar gente e continuar programando provas para que eles tenham êxito e vão adiante. Se viram animais bons, competitivos e com qualidade tanto morfológica quanto funcional”, declarou o jurado brasileiro, Rouger Gigena Wrege, à transmissão ao vivo promovida pela Associação do Uruguai.

Confira o resultado


FÊMEAS


1º lugar

IRMAZITA CALA BASSA

Expositor: NICOLAS O´BRIEN FERNANDEZ

Ginete: Juan Pablo Gonzalez

Média: 20,319


2º lugar

BALLENERA JUSTICIA

Expositor: GUILLERMO LUSSICH E HIJOS

Ginete: Nicolás Buysan

Média: 19,471


3º lugar

PORAL SANTA RITA

Expositor: JOSE MARIA CAMPIOTTI

Ginete: Juan Pablo Gonzalez

Média: 18,967


4º lugar

PORAL CUECA

Expositor: JOSE MARIA CAMPIOTTI

Ginete: Diego Francois

Média: 18,892


MACHOS


1º lugar

INDIO VARIGUI DEL CHAMAME

Expositor: JUAN JOSE CASTRILLON

Ginete: Juan Castrillon

Média: 19,282


2º lugar

LA CONCEPCION ESTILHAÇO

Expositor FRANCISCO LENGUAS

Ginete: Juan Pablo Gonzalez

Média: 19,055


3º lugar

IBIRAPITA DEL CHAFALOTE

Expositor: CARPENTER HNOS

Ginete: Marcos Pardie

Média: 18,318


4º lugar (não classificado)

LAS CAÑAS MITAI

Expositor: MAURO VILLAMOR

Ginete: Mauro Villamor

Média: 17,830


Fotos: SCCCU/Divulgação

bottom of page