top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Semana Arrozeira debate inclusão do arroz na merenda escolar


A importância de colocar os derivados de arroz no mercado foi o principal tema da sessão descentralizada da Câmara Municipal de Vereadores de Alegrete que ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 28 de maio, e fez parte da programação da 11ª Semana Arrozeira do município. A sessão realizada no CTG Aconchego dos Caranchos, foi aberta pelo presidente da Câmara, o vereador Luciano Belmonte.

A presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan, afirmou ser um momento muito importante quando estão reunidos os poderes legislativo e executivo ao lado do setor produtivo em busca de alternativas para o desenvolvimento do município e para a sustentabilidade de uma das cadeias produtivas que ajuda a sustentar a economia alegretense. Lembrou que a contribuição do arroz no PIB do município, conforme o valor de mercado do produto, está em torno de 20%, portanto afeta econômica e socialmente a comunidade.

Fátima destacou a iniciativa em trazer para Alegrete uma pequena fábrica de farinha de arroz com o objetivo de estimular o empreendedorismo com pequenas agroindústrias fabricando pães, biscoitos e diversos produtos à base dessa farinha, oferecendo um alimento saudável, com valor agregado. "À medida que se faz a farinha e a coloca em outros produtos, se agrega ainda mais valor trazendo benefícios tanto para a comunidade quanto para a cadeia produtiva. O incentivo para a produção da farinha de arroz não significa apenas buscar uma diversificação no consumo, mas também a sustentabilidade para o produtor", enfatizou.

Antes de iniciar a sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorreu a palestra “Derivados de Arroz - Novos Caminhos para o aumento do consumo”, com a diretora social da Associação de Arrozeiros de Palmares do Sul,Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal, Lívia Carvalho. Iniciou a sua fala destacando que existe um mercado rico para o arroz que é possível aproveitar em várias frentes. Citou as iniciativas que a sua Associação vem fazendo para colocar o produto na merenda escolar, na cesta básica e também para a aquisição de uma máquina de beneficiamento e ensaque da farinha de arroz destinada à agricultura familiar. “É uma visão de empreendedorismo e de descobrir todas as possibilidades que o arroz tem para contribuir com a comunidade e também com a cadeia produtiva”, afirmou.

Lívia destacou que em três anos houve um grande crescimento nas gôndolas dos supermercados de produtos sem glúten, lembrando que a farinha de arroz é a base dessa alimentação. Disse ainda que é preciso vencer o preconceito que possa existir a este novo produto e mostrar que sabendo trabalhar com ele haverá melhoria na saúde e também alavancará as vendas da cadeia produtiva do arroz. “E quando tudo estiver funcionando podemos entrar nas agroindústrias alimentares”, colocou.

A palestrante também enumerou as ações que a Associação e Arrozeiros de Palmares do Sul vem fazendo para diversificar o mercado do arroz. “Estamos incentivando a inclusão da farinha de arroz e derivados na merenda escolar no Estado, com o Projeto Arroz na Escola, e em programas como o de Aquisição de Alimentos, do governo federal. A realização de cursos também faz parte das nossas ações e o Senar já disponibilizou curso único para farinha de arroz, com duas professoras. que irão fazer um bom trabalho que deve chegar a todo o Rio Grande do Sul”, observou.

Lívia abordou ainda em sua palestra que foi feito um ensaio sensorial na Cientec introduzindo 20% de farinha de arroz em pães à base de trigo, e teve uma resposta positiva. Salientou também que a sua Associação conseguiu por intermédio do Secretário de Segurança Alimentar, Caio Rocha, a aquisição de uma máquina para beneficiamento e ensaque da farinha de arroz destinada à agricultura familiar, que deve ser disponibilizada em torno de 15 dias. “Também é muito importante trabalhar com as crianças nas escolas mostrando os benefícios do arroz e seus derivados, levando-as, inclusive, às propriedades arrozeiras para mostrar o trabalho desenvolvido nas lavouras”, enfatizou.

Durante a sessão descentralizada da Câmara Municipal também foi informada a proposta de criação de uma Frente Parlamentar para tratar sobre o alimento saudável e que dará ênfase ao projeto de lei que prevê a inclusão dos derivados de arroz na merenda escolar do município. A ideia é também impulsionar as propostas da Associação dos Arrozeiros de Alegrete como o projeto de instalação de uma fábrica de farinha de arroz no município.

Foto: Flávio Burin/Divulgação

bottom of page