top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

ABHB recebe jornalistas e celebra ações na 46ª Expointer


A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) recebeu a imprensa nesta sexta-feira, 1º de setembro, para apresentar os números da entidade na feira. Na ocasião, o presidente, Eduardo Soares, lembrou que as raças trouxeram ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), 320 animais, sendo 135 Hereford e 185 Braford, tanto rústicos quanto de argola.


O dirigente também falou sobre o mercado para a carne certificada Hereford. Segundo ele, apesar da crise do preço, os frigoríficos não deixam de abater o “gado programa”. Soares explicou que alguns frigoríficos até reduziram os dias de abate do boi gaúcho devido à entrada de animais de fora, do Centro do país, com valor mais competitivo. “Compram o boi bom, o médio e o ruim, mas o primeiro a deixar de ser comprado é o ruim, o que não entra em programa de certificação, porque o frigorífico bota a carne de fora, essa carne mais commodity, de menor valor, e quando ele compra para posicionar nesses nichos de mercado, ele compra o “boi programa”, complementou.


Dentro da programação da 46ª Expointer, a ABHB lançou o Sumário de Avaliação Genética PampaPlus 2023, com dados sobre os valores médios das características avaliadas por raça, valores médios das DEP´s e relatório de touros pais e touros líderes ordenados por várias características. Além disso, foi assinado um protocolo de intenções com o Frigorífico Argus, do Paraná. O objetivo é o de fomentar ainda mais a cadeia da carne bovina e aumentar a aproximação e valorização com os criadores Hereford e Braford.

bottom of page