Exposições nacionais das raças Texel e Ideal reforçam peso técnico da 18ª Agrovino
- Artur Chagas

- há 12 minutos
- 2 min de leitura

A 18ª edição da Agrovino, que será realizada de 13 a 17 de janeiro no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães, em Bagé (RS), terá como uma das atrações as exposições nacionais das raças ovinas Texel e Ideal. A Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco), organizadora da feira, atua na articulação com as associações de raças e com os criadores. A expectativa é que as exposições nacionais atraiam criadores de diversas regiões do país.
Ambas as raças estão valorizadas no mercado. A Texel é a raça com maior representatividade em exposições no Rio Grande do Sul, conhecida por sua aptidão para produção de carne magra e carcaça de qualidade superior. A Ideal, por sua vez, é tradicional na região e também tem forte presença nos julgamentos.
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Texel (Brastexel), Rafael Ariza, ressalta que a raça vem se destacando nos últimos anos com muita liquidez nas comercializações e com expressiva participação nas exposições de genética no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Sendo assim, iniciaremos 2026 numa das mais importantes exposições do país, a Agrovino de Bagé, onde teremos a nossa exposição nacional, com expositores de Texel e Texel Naturalmente Colorido”, destaca.
Ariza aposta em um 2026 pujante com boas comercializações e novos criadores ingressando na raça Texel. “E aqueles que já estão consolidados, que já estão com suas criações, seus plantéis em pleno desenvolvimento, tenho certeza que contarão com um mercado muito fértil, um ambiente muito propício para o desenvolvimento dos seus negócios”, conclui.
Na mesma linha, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ideal (ABCI), Frederico Rott, destaca a importância de a raça Ideal participar de uma exposição nacional em um evento do porte da Agrovino. “A Agrovino é considerada a principal feira de ovinos de verão. Nós, da Associação Brasileira de Criadores Ideal, temos uma expectativa enorme”, projeta.
Rott explica que, comparado com as raças de carne que fazem exposições com mais de 100 animais, no caso das raças de lã, são animais muito jovens nessa época. “São animais com cinco meses de idade, portanto os produtores recém vão começar a cuidá-los, dar ração, domá-los. Sendo assim, essa janela de exposição de verão fica muito restrita com relação a quantidade de animais a serem expostos”, esclarece. Rott informa que serão, no total, 90 animais da raça Ideal na exposição nacional da raça, sendo 31 animais de galpão e 17 trios. “Trata-se de um número que superou as nossas expectativas”, comemora.
A 18ª Agrovino é promovida pela Abaco em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé. O evento tem patrocínio de Fundovinos, Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Sicredi, Senar e Paramount Têxteis, e conta com o apoio de Arco, Emater, Embrapa, Prefeitura de Bagé, New Life e do 3º Batalhão de Operações de Combate Mecanizado, unidade do Exército Brasileiro com sede em Bagé.





Comentários