Pecanicultores lançam produtos e apresentam diversidade da noz-pecã durante a Expointer


Novos produtos, sabores marcantes e muita dedicação marcam a presença de associados do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) na 49ª Expointer que está se realizando até domingo (06) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Derivados da fruta apresentados por meio de composições diferentes na formulação de alimentos com a pecan assim como também artigos voltados aos cuidados pessoais vêm chamando a atenção do público. Os produtores estão no Pavilhão da Agricultura Familiar, no Pavilhão Internacional e também no estande da CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos produtos em destaque é a rapadura de nozes da agroindústria Pecantelli, localizada no Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS). A marca nasceu da paixão pela agricultura e do desejo por um estilo de vida mais saudável. O analista administrativo da empresa, Cláudio Ciusz Júnior, ressalta que todos os produtos presentes na Expointer são de fabricação própria. “Tudo é feito por nós mesmos, produzido em casa. São nozes caramelizadas, naturais, com chocolate, com pimenta rosa, entre outros sabores”, conta.

Júnior cita também o óleo de noz-pecã e a novidade da feira que é a rapadura de nozes. “Uma receita com menos açúcar, onde aparece mais o sabor das nozes, e a aceitação está ótima, o pessoal está adorando”, informa com orgulho. Ele lembra que a Expointer começou com chuva, com um movimento abaixo da média, mas que com a saída do Sol ficou bastante promissor. “O pavilhão da agricultura familiar como um todo é excelente, com uma equipe maravilhosa de expositores e muitos produtos gostosos e saudáveis”, finaliza.
Outra propriedade dedicada à cultura da noz-pecã que está no Pavilhão da Agricultura Familiar é a Pecan da Estância, a primeira agroindústria de pecan do Alto Jacuí. Está localizada em Vista Alegre, Colorado (RS), desde 2017. Atualmente possui 4 hectares com cerca de 500 plantas. A empresa traz como destaque para esta Expointer barrinhas de chocolate produzidas com farinha de nozes. O proprietário Emerson Lava coloca que também podem ser encontradas no estande nozes in natura e saborizadas, entre outros produtos.
Lava salienta que o lançamento da Pecan da Estância nesta Expointer é o site de vendas online. “Trabalhávamos pelo instagram e whatsapp, mas entendemos que o site vai gerar uma maior aproximação com o cliente”, reforça. Ele salienta ainda que a participação em feiras também é uma forma de divulgar os produtos. “Já estivemos em eventos em Santa Catarina, Paraná e Brasília, onde se consegue agregar valor em preços e realizar visitas importantes”, pontua. Conforme Lava, a expectativa para esta Expointer é boa e com a abertura do Sol o público está comparecendo.
No Pavilhão Internacional, a Pecanita Agroindustrial, de Cachoeira do Sul (RS) também está atenta aos desejos e demandas dos consumidores. Luan Gomes, representante comercial, apresentou seu lançamento, latinhas de 100 gramas saborizadas. Nas doces, as opções são a caramelizada, canela e pimenta e a agridoce. Das salgadas tem com castanha de caju, castanha do pará, amendoim, azeite de trufas, defumado, sal e alecrim e chilli (com um leve sabor de pimenta). "Claro, tudo misturado com o produto essencial, que é a noz-pecã", reforça Gomes.
A Pecan Brasil, de Carazinho (RS), presente no estande da CNA, tem por filosofia a máxima de que uma matéria-prima pode ser transformada em algo especial. Criada em 2014, a marca lança a cada ano novos sabores do conhecido Pecanttone.





Comentários