SIA e QR Cattle firmam parceria para rastreabilidade de bovinos na Expointer
- Nestor Tipa Júnior
- há 1 dia
- 2 min de leitura

A SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, e a QR Cattle assinaram, na tarde desta sexta-feira, 5 de setembro, durante a 48ª Expointer, uma parceria técnico-comercial voltada à rastreabilidade individual de bovinos. O objetivo é ampliar a adoção da tecnologia e fortalecer a pecuária gaúcha. A assinatura ocorreu após um painel sobre o tema realizado no Pavilhão Internacional e reuniu representantes das duas empresas e lideranças do setor pecuário.
O diretor da SIA, Davi Teixeira, ressaltou que a iniciativa busca recuperar o protagonismo do setor no Estado. “Nós já tivemos uma história muito bonita com a produção de gado, carne e leite. Nos últimos anos, perdemos esse protagonismo porque talvez não tenhamos dado a devida atenção à cadeia de valor da pecuária, que além de entregar produtos finais também está muito relacionada à cultura do povo gaúcho”, afirmou.
Teixeira destacou ainda o papel ambiental da atividade no bioma pampa. “A pecuária ajuda a conservar o próprio bioma. O gado coevoluiu junto com a natureza, se alimenta do pasto e conserva o ambiente, garantindo equilíbrio e manutenção. Isso precisa ser mais divulgado para a população em geral”, observou. Segundo ele, a rastreabilidade é estratégica para o futuro da produção. “Se dermos mais atenção a essa cadeia, ela tem muito a entregar em campos econômico, ambiental, cultural e educacional”, completou.
O diretor da QR Cattle, Flávio Mahllmann, enfatizou a importância da cooperação entre as empresas. “Nosso pensamento é dividir para somar. Como não somos especialistas em pecuária, buscamos a expertise da SIA. O Davi acompanha o projeto desde o início e nada mais justo que dividir essa conquista. Eles vão validar a tecnologia e nos apoiar na precificação correta, garantindo benefícios para toda a cadeia”, destacou.
Comentários