Universo Pecuária realizará 2° edição do Concurso de Carne Brasil
- Ieda Risco

- há 15 horas
- 2 min de leitura

Que aumentaram as exigências por parte dos consumidores quanto à carne que colocam na mesa, isso todos já sabem. Agora, ver uma carne ser avaliada sensorialmente garantir que a experiência gastronômica seja inesquecível, só quem acompanhar o Concurso de Carne do Brasil, no 3° Universo Pecuária, que ocorre entre os dias 5 e 8 de novembro em Lavras do Sul (RS), vai saber. Esta será a segunda edição do concurso promovido pelo evento e pelo sommelier de carnes André Madruga.
Conforme Madruga, o concurso se assemelha aos que premiam os melhores vinhos e que resultam em maior valoração dos produtos. “No mundo dos vinhos, os vinhos são precificados quando eles ganham prêmios em concursos sérios e concursos com pessoas instruídas, pessoas qualificadas para julgar esse tipo de atributo, os atributos sensoriais, que é o que o consumidor consegue pressentir”, explica.
Trazendo para o contexto da carne, o sommelier detalha que os quatro jurados treinados para uma avaliação destas, se concentram nas características organolépticas, ou seja, nas propriedades da carne que o consumidor consegue perceber e que dão prazer na hora de consumir. André Madruga ressalta, ainda, que se tratará de um concurso às cegas e que é o meio mais rápido para que o Rio Grande do Sul possa ser reconhecido como produtor de carne de qualidade superior.
A 2° edição do Concurso de Carnes do Brasil será realizada no dia 5 de novembro. Uma degustação e até mesmo leilão das peças que levarem as medalhas de ouro, prata e bronze, poderão ocorrer de forma complementar ao certame. Além do concurso, também serão realizadas durante o UP, oficinas gastronômicas e haverá um Restaurante Conceito, uma Arena da Carne, atrações culturais e shows.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.





Comentários