top of page
  • Associação dos Arrozeiros de Alegrete

Homenagens na Semana Arrozeira marcam noite de emoções


A noite de quinta-feira, 1º de junho, no CTG Aconchego dos Caranchos, em Alegrete, onde se realizou a Programação Urbana da décima edição da Semana Arrozeira, organizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete, foi de emoção e resgate da memória de homens e mulheres que contribuem com o setor orizícola da região. Na ocasião, foi entregue o troféu "O Taipeiro" para quatro nomes que fazem parte da história do arroz na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Entre os homenageados estiveram a produtora Ana Dotta e os produtores João Cícero Ziani, Nelson Farenzena e Gilberto Pilecco, este ex-presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete e um dos idealizadores da Semana Arrozeira. Também foi homenageado nesta edição com a distinção o diretor Comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz, Tiago Barata, que recebeu seu troféu na última segunda-feira, dia 29 de maio, quando esteve no evento proferindo palestra.

Na ocasião, também foi momento de conhecer a marca e o tema da décima primeira edição da Semana Arrozeira de Alegrete. Apresentado pela presidente da Associação, Fátima Marchezan, a proposta será discutir modelos econômicos e comerciais. A dirigente lembrou que o evento é uma semana de atividades para todos os produtores, parceiros e todos aqueles que de alguma forma estão ligados à cadeia orizícola. "Conseguimos juntar neste salão não apenas os parceiros tradicionais e os novos, mas também o sistema financeiro, fornecedores de implementos, fornecedores de insumos e entidades representativas do setor rural", ressaltou.

Outras homenagens foram realizadas durante a noite. Receberam distinções da Associação a Fertilizantes Heringer como empresa parceira, o consultor Luiz Antônio Valente, que foi participante por anos da organização da Semana Arrozeira, além de homenagens póstumas aos produtores Virgílio Leães Dornelles e Frederico da Cunha Noetzold, recebidas pelas famílias dos homenageados.

Durante os dias do evento, a Semana Arrozeira contou com a participação de representantes e lideranças de outros municípios produtores como Itaqui, com o seu presidente da Associação dos Arrozeiros, Raul Borges, de Uruguaiana, com o presidente da entidade local, Roberto Ghigino, e de Camaquã, com o presidente da Câmara Setorial do Arroz, Daire Coutinho. Mais informações sobre a Semana Arrozeira podem ser obtidas pelo site www.semanaarrozeira.com.br.

Fotos: Flávio Burin/Divulgação

bottom of page