top of page
  • Associação dos Arrozeiros de Alegrete

Próxima Semana Arrozeira vai debater tecnologias para um agro em evolução


A última noite de programação da 11ª Semana Arrozeira de Alegrete, ocorrida na sexta-feira, dia 1º de junho, foi de agradecimento e emoção com a entrega do Troféu “O Taipeiro”. Os homenageados foram os produtores Afonso Marchezan, Celso e Elisa Gindri, Darci Tolio, Luís Acir Bastiani e Marilene Pileco. Também ocorreu o lançamento da 12ª Semana Arrozeira que no próximo ano irá abordar o tema “Novas tecnologias para um agro em evolução”. O evento organizado pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete teve início no dia 27 de maio e se encerrou no dia 2 de junho com o 18º Baile do Arroz. Toda a programação ocorreu no CTG Aconchego dos Caranchos.

A presidente da Associação, Fátima Marchezan, afirmou que a diretoria em conjunto com os patrocinadores do evento, optou por este tema devido às rápidas mudanças que estão ocorrendo em termos de comunicação e de aperfeiçoamento tecnológico. “A tecnologia embarcada nas máquinas que utilizamos no campo, os aplicativos de celular para gestão de custos, de clima, drones, helicópteros fazendo a pulverização nas lavouras, os dados todos na nuvem, ou seja, em algum lugar no espaço ligado pelo computador e que podemos acessá-los de qualquer lavoura, de qualquer parte do mundo, tudo isso demonstra que o mundo está mudando muito rápido”, enfatizou.

Fátima também aproveitou para agradecer aos patrocinadores, salientando o incentivo e o apoio ao desafio de fazer acontecer a 11ª Semana Arrozeira, apesar das paralisações dos caminhoneiro e do momento de crise. “Todos entendemos que deveríamos continuar com o evento dada à pauta extremamente importante que tratou dos Modelos econômicos e sociais e que nos permitiu ter um período de reflexão sobre alguns problemas que afetam o setor orizícola”, observou, fazendo referências especiais à Panela Campeira, responsável pelo jantar servido sempre ao final das palestras, à diretoria e equipe de colaboradores da entidade.

A noite de sexta-feira também foi o momento da entrega das indenizações do Programa de Auxílio Mútuo - Paga Pedra. Foram beneficiados 66 produtores em um total de 22,046 mil hectares da safra 2017/2018, pela ocorrência de 10 sinistros. O total de indenização foi de R$ 204,071 mil, e o total de indenização em sacos foi de 6,026 mil.

No 18º Baile do Arroz, ocorrido no sábado, dia 2 de junho, foram escolhidas as Soberanas do Arroz. Participaram seis candidatas, representando as empresas patrocinadoras das noites da Semana Arrozeira: Irga, Sicredi, Heringer, Super Tratores, Alvorada e Esco GD. A vencedora foi Emilli Souza, representando a Alvorada e as princesas Elizandra Oliveira, pela Esco GD, e Milene Ribeiro, pelo Irga.

bottom of page