top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

ANC define data da Fenagen Promebo em Pelotas


Definida a data da Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen), lançada na Expointer de 2023, e que comemora os 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne. O evento promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), ocorrerá de 3 a 7 de julho, na Associação Rural de Pelotas (RS). Participarão do evento animais de nove raças: Angus, Hereford, Charolês, Devon, Brangus, Braford, Canchim, Ultrablack e Murray Grey. A programação da Fenagen tem como foco a genética dos rebanhos e contará com palestras, leilões, exposições e julgamentos de animais avaliados pelo Promebo.


O presidente da ANC, Joaquin Villegas, destaca que o diferencial da feira será o julgamento dos animais que levará em conta 70% do valor da nota, onde constará o desempenho genético do animal, e 30% da avaliação fenotípica a ser realizada por um jurado. “Esperamos contar com a participação de todos os interessados na melhoria da genética da pecuária brasileira. Estamos criando essa feira para promover o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), que é uma ferramenta que está em constante evolução e ajuda muito o criador a produzir mais, encurtar ciclos e escolher bem os reprodutores e as matrizes para produzir cada vez mais e com maior qualidade”, pontua.


Villegas destaca que o Parque da Rural de Pelotas tem uma boa estrutura para acomodar os animais e efetuar os julgamentos. Enfatiza, ainda, a parte de palestras e fóruns que também farão parte da programação. A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), que é correalizadora do evento, vai realizar diversas ações como um Fórum sobre a Cadeia da Carne para discutir o cenário do mercado e apontar os diferenciais de produção do Estado com todas as partes do setor.


A programação da Fenagen contará, ainda, com um Simpósio sobre Direito Agrário promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS), em que serão tratadas questões como legislação ambiental, relações trabalhistas no campo e contratos agrários. O evento também será palco de exposição e venda de máquinas e implementos agrícolas, além de inúmeros lançamentos nas áreas técnica e tecnológica voltadas para o setor do agronegócio.


A Fenagen conta com a correalização da Farsul e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o apoio da Prefeitura de Pelotas, da Associação Rural do município, das secretarias estaduais da Agricultura, de Turismo, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Econômico, assim como a OAB/RS.

Comments


bottom of page