top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Criadores buscam ampliar destaque da carne de búfalo em evento na capital


Em mais uma iniciativa visando a implementação de ações de divulgação e valorização da bubalinocultura e, em especial, a carne de búfalo, a Associação Sulina dos Criadores de Búfalos, a Ascribu, participará da segunda edição da Expochurrasco, o festival internacional do churrasco. O evento acontecerá em 20 de abril, no Parque Harmonia, em Porto Alegre (RS), e terá quatro pilares: gastronomia, entretenimento, tecnologia e sustentabilidade.


O vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, constatou ao longo dos anos o grande crescimento deste tipo de evento que gira em torno da gastronomia, do fogo, da carne e da cerveja, tornando-se, portanto, um espaço valioso para a divulgação da carne de búfalo. “Após uma primeira experiência de assarmos uma carcaça de búfalo inteira, em 2022, no evento Fronteira em Livramento/Rivera, e a partir do potencial de divulgação e difusão da iniciativa, passamos a incentivar e nos prepararmos para outros eventos”, recorda. Raphael detalha que já foram assadas até agora dez carcaças no Estado em 2024 e, ainda para este ano, estão agendadas mais cinco carcaças em Alegrete, Sant’Ana do Livramento, São Borja, Expochurrasco, em Porto Alegre, e Expointer, em Esteio.


Na Expochurrasco, Raphael Gonçalves, adianta que a Ascribu pretende, em primeiro lugar, proporcionar aos participantes degustarem uma proteína vermelha de alta qualidade, mais saudável, com menos colesterol e gordura. “Além disso, será um momento de divulgar as qualidades do búfalo, um animal mais rústico, de excelente conversão alimentar e extremamente dócil, se bem manejado”, explica.


O vice-presidente da Ascribu considera fundamental associar o churrasco à felicidade, prazer, divertimento e amizade, ao fazer um paralelo desta construção de imagem com o segmento do vinho, onde a referida indústria e vinícolas têm ganhado com essa imagem. Raphael Gonçalves ressalta, ainda, uma tradição de parceria ativa com a Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, que hoje conta com um expressivo e qualificado rebanho de búfalas a partir de doações feitas por criadores, sendo que uma dezena de trabalhos e pesquisas foram e estão sendo realizadas. ‘Avançando nesta ideia, estamos agora fazendo parcerias com cursos de gastronomia das Universidades. Os eventos Fronteira e no Churras & Lúpulo, a Estação do Búfalo contou com a participação ativa de professores e estudantes do curso de Gastronomia da Unisinos”, exemplifica.

bottom of page