top of page

Pequeno criador chama atenção em primeiro dia de julgamento de ovinos na Expointer

Foto do escritor: Ieda Risco
Ieda Risco
há 2 dias
2 min de leitura

Mais de 130 animais de cinco raças entraram nas pistas da Arco para apreciação dos jurados na manhã de domingo (Foto: Stéphany Franco/AgroEffective)
Mais de 130 animais de cinco raças entraram nas pistas da Arco para apreciação dos jurados na manhã de domingo (Foto: Stéphany Franco/AgroEffective)

Cinco raças passaram pelas pistas de julgamento da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) na manhã deste domingo, segundo dia da Expointer 2026. O público, em sua maioria, era composto de criadores. Entraram em pista as raças Romney Marsh e Romney Marsh Naturalmente Colorido, Poll Dorset, Suffolk e Texel.  


Aguardando no gradil onde os ovinos da raça Texel estavam sendo julgados, estava o pequeno Bernardo Kermi Amorim, de apenas três anos, muito atento e com buçal em mãos. A família, de Nova Santa Rita, é proprietária da Cabanha Don Joaquim. O pai, Paulo Jeferson Amorim, contou que Bernardo o auxiliaria durante o julgamento, puxando uma cordeira. “É fascinado por bicho, por ovelha, por campo. E não tem coisa melhor para um pai ver o filho seguindo esse caminho”, disse, orgulhoso.


A criação de ovinos partiu do interesse do filho mais velho, Joaquim, de 10 anos. “Começamos a criação pelo Joaquim há cinco anos”, lembra Amorim. Segundo ele, Bernardo tem uma paixão especial. “A Momo”, contou o menino, inicialmente muito tímido frente ao gravador. Amorim explicou que a Amora nasceu pouco antes do Bernardo e adquiriu confiança no menino, sendo que só responde a ele quando chegam próximo ao piquete. Ao adquirir confiança, Bernardo contou o que faria em pista. “Puxar a ovelha sozinho”, disse, dispensando a presença do pai.


Pela manhã, mais de 130 fêmeas entraram em pista para apreciação dos jurados. Os resultados dos julgamentos podem ser conferidos no site da Arco na aba exposições e depois em resultados. A participação da Arco na Expointer tem o patrocínio e Supra, mais que produtos, resultados, e de Senar, conhecimento que movimenta o Agro (Termo de Fomento FPE 2787/2024).



Comentários


bottom of page