Mostra de queijos de búfala na 48ª Expointer confirma potencial de mercado
- Redação AgroEffective
- há 21 horas
- 2 min de leitura

Você sabia que o leite de búfala é o segundo mais produzido no mundo e que, além de um maior rendimento, é fonte de vitamina A, B2 e D? E que também possui baixo teor de colesterol e sódio em comparação com o leite bovino? O cartaz com os dizeres chamava a atenção do público que se aproximava de uma mesa para provar as iguarias feitas deste alimento em um evento realizado na manhã da quinta-feira, dia 4 de setembro, na 48ª Expointer.
Promovida pela Associação gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), na Casa do Búfalo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a Mostra de Queijos de Búfala reuniu produtores e instrutores especializados em laticínios. A atividade incluiu degustação, apresentação de variedades e qualidade dos produtos. E mais uma vez, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professores e alunos tentavam despertar o paladar das pessoas e o interesse em relação aos derivados do leite bubalino.
A instituição de ensino fez uma pesquisa de mercado no ano passado e constatou que 45,2% dos entrevistados ainda não tinham experimentado o alimento. “Isto significa que existe um mercado consumidor que está crescendo de alguns anos para cá. Os laticínios estão diversificando os produtos para encantar futuros clientes, incluindo opções de doce de leite, iogurte e ricota”, informa a veterinária e professora da UFRGS, Amanda de Souza da Motta.
Conforme a docente, a UFRGS vem desenvolvendo novos produtos de origem animal, focados no leite de búfala, como, por exemplo, um queijo com recheio de goiabada, resultado de um trabalho de graduação de uma aluna da zootecnia. “Pretendemos instigar o setor”, reforça Amanda.
A ação desenvolvida na Expointer teve ainda como destaque o Selo de Pureza 100% Leite de Búfala, da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), certificação que garante autenticidade e qualidade dos produtos elaborados exclusivamente com leite de búfala, de alto valor agregado, sabor suave e hipoalergênico.
Comentários